20 anos do tri do São Paulo: premiação da Libertadores cresce mais de 25 vezes no período | OneFootball

20 anos do tri do São Paulo: premiação da Libertadores cresce mais de 25 vezes no período | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·18. Juli 2025

20 anos do tri do São Paulo: premiação da Libertadores cresce mais de 25 vezes no período

Artikelbild:20 anos do tri do São Paulo: premiação da Libertadores cresce mais de 25 vezes no período

O terceiro título do São Paulo na Copa Libertadores da América completou 20 anos nesta semana. Na época, o clube recebeu R$ 1,8 milhão em premiação pela conquista, valor que, corrigido, totaliza R$ 5,3 milhões atualmente. Em 2025, quem vencer a competição continental faturará 24 milhões de dólares (aproximadamente R$ 136 milhões), quantia mais de 25 vezes superior.

Dieser Browser wird nicht unterstützt. Bitte verwenden Sie einen anderen Browser oder installieren Sie die App

video-poster

“O aumento da premiação da Libertadores, nos últimos 20 anos, aconteceu por conta de uma melhor organização por parte do torneio. Distribuída ao longo de todo o ano, não acontecendo mais em datas Fifa, esta mudança valorizou ainda mais a competição, uma vez que os times podem contar com os principais jogadores e sem preocupação de sofrer possíveis desfalques. São fatores que aumentam o interesse do público e, consequentemente, proporcionam um retorno financeiro aos clubes e maior visibilidade para patrocinadores e parceiros”, diz Rene Salviano, CEO da empresa Heatmap.


OneFootball Videos


“O crescimento da competição nos últimos 20 anos contou também com um aumento de patrocínios. O mercado sul-americano passou a ser mais movimentado, acompanhado de uma reformulação feita pela Conmebol ao produto desde a transmissão até a captação de recursos, o que impacta diretamente na premiação ao campeão. Atualmente, a Libertadores tem dez patrocinadores, outro fator preponderante”, diz Ricardo Rosada, fundador da consultoria brmkt.code.

Artikelbild:20 anos do tri do São Paulo: premiação da Libertadores cresce mais de 25 vezes no período

Premiação da Libertadores cresceu muito nos últimos 20 anos – Foto: Divulgação/Conmebol

Conmebol vem evoluindo com premiação da Libertadores

De acordo com dados da Conmebol, a entidade demonstrou uma evolução em termos de arrecadação a partir de 2019. No período, foram arrecadados 1,4 bilhão de dólares. O crescimento foi de 211,1 milhões de dólares em 2019 para 292,975 milhões de dólares em 2024. Patrocinam a Libertadores atualmente as seguintes marcas: Amstel, Sportingbet, Coca-Cola, Crypto.com, EA Sports, Hyundai, Mastercard, Mapfre, Mercado Livre e TCL.

“Nos últimos anos, a Conmebol proporcionou uma melhor comercialização do produto em si. A adoção da final única, a partir de 2019, fez com que a organização pudesse alcançar diversos mercados, inclusive com a realização da partida em um horário que permite a exibição do evento na Europa, por exemplo. Além disso, também impactou o turismo no continente, que passou a ser mais valorizado”, diz Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência que é parceira da Conmebol.

Os clubes brasileiros vêm dominando a Copa Libertadores da América nas últimas temporadas. Desde 2019, somente equipes do país conquistaram a competição: Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021), Fluminense (2023) e Botafogo (2024). Além disso, desde o estabelecimento da final única, quatro das seis decisões envolveram dois times do Brasil.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Impressum des Publishers ansehen