Zerozero
·24. Dezember 2025
A mensagem de Natal de António Salvador: «O nosso futebol precisa de mudanças profundas»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24. Dezember 2025

Na mensagem de Natal endereçada aos sócios e adeptos do SC Braga, via site do clube, António Salvador aproveitou a ocasião para frisar as mudanças que, no seu entender, devem ser tomadas no futebol português para que o mesmo possa ter transformações positivas.
Além disso, o líder dos Gverreiros do Minho falou na melhoria do futuro do emblema bracarense, enaltecendo o papel que a centralização dos direitos televisivos pode desempenhar.
«Ao longo deste ano, apresentámos a visão e a ambição que temos para o futuro e começámos a concretizar o rumo que desejamos: operámos mudanças, algumas delas relevantes e profundas; delineámos um plano estratégico que vai orientar e dar consistência e coerência ao caminho que iniciámos; avançámos para processos estruturais que vão definir o futuro do SC Braga a médio e longo prazo», começou por dizer.
«O SC Braga e o seu Presidente serão parceiros responsáveis, mas que no limite respondem por uma única ideia e uma única máxima, que é a urgência de melhorar o futebol nacional», referiu ainda.
«Este não é, portanto, o tempo dos paliativos e das meias-medidas. O nosso futebol precisa de mudanças profundas e precisa de reclamar, de uma vez por todas, o peso e a relevância que tem, absolutamente contraditos pela discriminação negativa a que há anos somos votados por responsáveis políticos e demais entidades. Mas este espírito consequente tem também de ser exigido à esfera das nossas instituições», pode ler-se ainda.
Antes de concluir, o máximo líder dos arsenalistas apontou ainda para a coragem necessária para que as competições nacionais e os clubes possam ser mais competitivos.
«O futebol tem líderes capazes para concretizar um processo transformador, assim tenham eles a coragem de atuar tendo como um único intuito a nossa competitividade interna e externa; a qualidade do jogo e o respeito pelos seus intérpretes; a competência e a independência dos vários agentes envolvidos; e o império absoluto da verdade e da justiça desportiva», apontou, antes de finalizar.
«Há vários anos que o SC Braga vê os quadros competitivos e a centralização dos direitos televisivos como ferramentas essenciais para este processo de transformação e não permitirá que qualquer um deles seja desperdiçado», terminou Salvador.
Eis a mensagem de António Salvador: Gverreiras e Gverreiros, Família do SC Braga
Nesta quadra tão simbólica, quero desejar-vos um Feliz Natal, fazendo votos de que o vivam junto daqueles que vos são mais próximos e que em cada lar haja saúde, paz e amor. Considero que é o sentimento de partilha e de comunhão que faz do Natal um período singular, que convida à reflexão sobre o nosso papel no coletivo que é a sociedade e nos vários grupos a que pertencemos.
Estou certo de que todos estamos de acordo que o SC Braga é uma das nossas famílias. Um espaço comum rico em história, rituais e tradições. Um espaço plural onde há visões diferentes e opiniões contrárias, que no fim sempre se conjugam em prol de um bem maior, e a que todos nos une, que é o sucesso e o crescimento do nosso Clube.
A família do SC Braga terá desafios muito importantes em 2026, mas deve encará-los com o otimismo de quem os projetou e os preparou antecipadamente. Ao longo deste ano, apresentámos a visão e a ambição que temos para o futuro e começámos a concretizar o rumo que desejamos: operámos mudanças, algumas delas relevantes e profundas; delineámos um plano estratégico que vai orientar e dar consistência e coerência ao caminho que iniciámos; avançámos para processos estruturais que vão definir o futuro do SC Braga a médio e longo prazo.
À família deste Clube deixo garantias. A garantia de que chamaremos as sócias e os sócios a participar e a decidir o nosso futuro coletivo e a garantia de que o nosso maior compromisso é para com o crescimento do SC Braga e a defesa intransigente da sua independência e autonomia. Não abdico, não abdicaremos, do direito a escolher o nosso caminho e a assumir, sem condicionalismos, as decisões que melhor garantem o nosso futuro.
Garanto ainda à família SC Braga que continuaremos a ser firmes na defesa daquilo que melhor serve o futebol e o desporto. O novo ano será de definições, algumas delas históricas e que serão reveladoras do que pretendemos para as próximas décadas. O SC Braga e o seu Presidente serão parceiros responsáveis, mas que no limite respondem por uma única ideia e uma única máxima, que é a urgência de melhorar o futebol nacional.
Este não é, portanto, o tempo dos paliativos e das meias-medidas. O nosso futebol precisa de mudanças profundas e precisa de reclamar, de uma vez por todas, o peso e a relevância que tem, absolutamente contraditos pela discriminação negativa a que há anos somos votados por responsáveis políticos e demais entidades.
Mas este espírito consequente tem também de ser exigido à esfera das nossas instituições. O futebol tem líderes capazes para concretizar um processo transformador, assim tenham eles a coragem de atuar tendo como um único intuito a nossa competitividade interna e externa; a qualidade do jogo e o respeito pelos seus intérpretes; a competência e a independência dos vários agentes envolvidos; e o império absoluto da verdade e da justiça desportiva.
Há vários anos que o SC Braga vê os quadros competitivos e a centralização dos direitos televisivos como ferramentas essenciais para este processo de transformação e não permitirá que qualquer um deles seja desperdiçado.
O SC Braga, o seu Presidente e os seus sócios e adeptos estarão unidos para superar os desafios do novo ano e para concretizar as ambições de futuro que temos para o nosso Clube. Como família, honrando a nossa história coletiva, seguiremos juntos e enfrentaremos qualquer desafio.
Feliz Natal e um Excelente Ano Novo.
O Presidente do SC Braga,
António Salvador









































