oGol.com.br
·31. Juli 2025
Alan Rodríguez chega ao Inter como esperança para devolver a intensidade ao meio-campo

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·31. Juli 2025
O Internacional confirmou nesta quarta-feira a terceira contratação nesta janela de transferências e anunciou a compra do uruguaio Alan Rodríguez, por cerca de R$ 21 milhões, junto ao Argentinos Juniors.
Alvo principal da diretoria colorada nesta janela, o meia despertou o interesse do time gaúcho pelas temporadas de destaque no futebol argentino. Alan Rodríguez estava há quatro anos no Argentinos Juniors, tendo sido comprado pelo clube em 2022.
Durante a sua passagem pelo clube de Buenos Aires, o meia disputou 93 partidas, com oito gols marcados e cinco assistências. Na atual temporada, foram duas bolas nas redes e três assistências (sendo duas no seu jogo de despedida), em 17 partidas.
Antes de chegar ao Argentinos Juniors, o uruguaio começou a carreira em seu país natal. Alan despontou no Defensor, em 2019, e fez na sua primeira temporada profissional o ano mais artilheiro, com cinco gols marcados.
Com boas atuações, mas sem conseguir emplacar na titularidade no Defensor, o meia se transferiu para o Boston River em busca de mais minutos em campo. Pelo novo clube uruguaio, Alan conquistou espaço e, na temporada seguinte, despertou o interesse do Argentinos Juniors, que investiu R$ 10 milhões na compra do jogador.
Aos 25 anos, o meia não possui convocações para a seleção uruguaia principal, mas tem experiência na base da Celeste e esteve presente no Sul-Americano Sub-17, em 2017.
O novo reforço colorado chega para aumentar as opções de Roger Machado para o meio-campo, setor com as maiores carências no elenco. Antes de buscar Alan no futebol argentino, o time gaúcho já havia repatriado o volante Richard na Turquia.
Com a chegada de Alan, Roger Machado ganhou uma alternativa versátil para compor o meio-campo.
Na sua principal temporada pelo Argentinos Juniors, o uruguaio atuou pelo lado direito em uma trinca de volantes, que davam sustentabilidade defensiva ao time argentino. Com características para dar dinamismo às construções de jogadas e facilidade para chegar ao ataque, o meia era uma importante válvula de escape para a equipe.
No Internacional, Alan Rodríguez até poderia repetir o tripé ao lado de Thiago Maia (ou Richard) e Bruno Henrique, mas deve dedicar suas virtudes para outra função.
O meia desembarca em Porto Alegre para atuar como segundo volante e devolver a intensidade ao meio-campo. A junção entre a marcação agressiva e a facilidade de chegar na área adversária, ajudando na construção, elegeram Alan Rodríguez como a esperança de Roger para devolver o dinamismo à equipe.
Embora não tenha sido a posição onde mais atuou na Argentina, o meia apresentou credenciais suficientes para justificar a aposta colorada, além de oferecer a Roger Machado uma opção mais equilibrada para atuar na segunda linha do meio-campo, pelo corredor direito.
Valências físicas, que contribuem para o seu ritmo forte, capacidade de leitura de jogo e boa liderança também são aspectos que destacaram as atuações de Alan Rodríguez pelo Argentinos Juniors.