Alberto apresentado por quem o conhece: “Enquadra-se perfeitamente na mentalidade do FC Porto” | OneFootball

Alberto apresentado por quem o conhece: “Enquadra-se perfeitamente na mentalidade do FC Porto” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·24. Juli 2025

Alberto apresentado por quem o conhece: “Enquadra-se perfeitamente na mentalidade do FC Porto”

Artikelbild:Alberto apresentado por quem o conhece: “Enquadra-se perfeitamente na mentalidade do FC Porto”

Ricardo Lima foi o mentor de Alberto Costa na sua estreia pelos sub-23 do V. Guimarães, quando o atual lateral do FC Porto contava apenas 17 anos. A sua colaboração foi breve, devido à pandemia, mas o jovem jogador, agora com 21 anos, rapidamente subiu para as equipas B e principal.

“Se não soubesse, não diria que o jogo na Liga Revelação contra o Sporting era a sua estreia nos sub-23, pois mostrou muita audácia e uma grande capacidade de ataque”, recorda o treinador, que, em janeiro, acompanhou Mário Silva na sua saída do Paços de Ferreira.


OneFootball Videos


Antigo treinador dos sub-23 do V. Guimarães

As qualidades que Alberto mostrou na sua estreia pelos sub-23 do Vitória, que melhoraram com o tempo, fazem dele um jogador ideal para o FC Porto. “Para jogar no FC Porto, é necessário ter coragem, e o Alberto possui essa característica”, afirma o ex-treinador dos escalões de formação do V. Guimarães, elencando as qualidades que mais o impressionaram no jovem de 17 anos.

“Na altura, já apresentava uma grande capacidade ofensiva e habilidades físicas bem desenvolvidas, que o tornavam um jogador muito intenso. Mantém um ritmo elevado durante longos períodos. Também apresentava um toque de anarquia, que é um aspeto crucial no seu jogo. Essa irreverência foi aprimorada com o tempo, tornando-o um jogador audacioso e destemido”, observa Ricardo Lima, que admite que o seu antigo pupilo ainda tinha áreas a melhorar.

Quais? “Era necessário aprimorar a sua tomada de decisão no último terço. Ele conseguiu isso, e o seu progresso qualitativo está, na minha opinião, muito ligado a essa evolução”, afirma o técnico de 42 anos, sublinhando que a sua irreverência e anarquia sempre coexistiram bem com a sua capacidade defensiva, que impressionou o FC Porto, que o contratou à Juventus. “Sempre foi muito forte nos duelos defensivos, no um-para-um. Apenas precisava de melhorar a sua ocupação de espaços no processo defensivo, quando tinha de conter ou pressionar. A questão dos timings também precisava de aprimoramento”, acrescenta o ex-treinador de Alberto Costa, sugerindo que, em termos de evolução, Alberto é agora um jogador mais completo.

Diante disso, Ricardo Lima não tem dúvidas de que o lateral formado no V. Guimarães se afirmará rapidamente na equipa sob a direção de Francesco Farioli. “Encaixa perfeitamente na mentalidade do FC Porto. Pelo seu compromisso, humildade e intensidade. Não apenas no jogo, mas também na forma como vive o futebol e a vida”, conclui o técnico, que também teve passagens por Tirsense, O. Hospital e Vizela, entre outros.

Impressum des Publishers ansehen