Alberto Costa afirma-se como dono do lado direito da defesa do FC Porto | OneFootball

Alberto Costa afirma-se como dono do lado direito da defesa do FC Porto | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·1. November 2025

Alberto Costa afirma-se como dono do lado direito da defesa do FC Porto

Artikelbild:Alberto Costa afirma-se como dono do lado direito da defesa do FC Porto

Longe ficam os dias em que havia incerteza sobre quem assumia o lado direito da defesa do FC Porto. Martim Fernandes chegou a ser a primeira opção, mas, entre lesões e exibições menos conseguidas, rapidamente cedeu espaço a Alberto Costa, que não mais olhou para trás. O lateral que veio da Juventus no verão tem sido um pilar de estabilidade defensiva, acrescentando a isso uma rara capacidade de progredir com a bola e de participar frequentemente no ataque.

Desde o regresso de uma pequena lesão, no final de setembro, Alberto Costa foi poupado na deslocação a Salzburgo e esteve no banco frente ao Arouca e à Estrela Vermelha – dois jogos em que o seu rival pelo lugar acabou expulso no primeiro e saiu ao intervalo no segundo. Sinais que convenceram Farioli de que a rotatividade já não fazia sentido. A partir daí, o número 20 tem sido sempre titular e nem contra o Celoricense, na Taça de Portugal, teve descanso.


OneFootball Videos


Analisando os números dos dois laterais-direitos na Liga, Alberto só perde para Martim na eficácia de passe (83% contra 97%), o que se explica pelo facto de ter mais 430 minutos, elevando substancialmente o volume de passes tentados. Destaca-se igualmente o número de ocasiões criadas por Alberto Costa (sete), cinco das quais resultaram em assistências para golo. Supera também o rival em cruzamentos tentados, eficácia no drible e recuperações de posse.

Frente ao Sp. Braga, Alberto Costa manter-se-á no onze, num quinto jogo consecutivo como titular.

Perto do registo de João Mário

Ao cabo de apenas 10 jogos pelo FC Porto, Alberto Costa está a uma assistência de igualar o total de João Mário na época passada, obtido ao fim de 42 encontros. É uma prova clara da influência ofensiva que o ex-Juventus tem mostrado na equipa de Farioli, justificando a troca feita com o clube de Turim no verão, tanto para a SAD como para os adeptos. João Mário, por seu lado, tem encontrado dificuldades em Itália e ainda não se consolidou como titular.

Impressum des Publishers ansehen