MundoBola Flamengo
·16. August 2025
Análise pré-jogo: duelo contra Inter é mais um teste para Flamengo mostrar força de seu elenco

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·16. August 2025
Flamengo e Internacional se enfrentam neste domingo (17) pelo Campeonato Brasileiro em um cenário atípico. A partida está espremida entre os dois confrontos decisivos entre as mesmas equipes pelas oitavas de final da Libertadores. Com o Rubro-Negro em vantagem após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, a expectativa é que ambos os treinadores rodem o elenco, transformando o confronto em um verdadeiro tabuleiro de xadrez tático.
Historicamente, o Internacional se impõe de forma avassaladora quando recebe o Flamengo no Beira-Rio pela Série A. Desde 2006, em 18 jogos, foram 11 vitórias coloradas, cinco empates e apenas duas derrotas. No entanto, no Brasileirão deste ano, enquanto o Inter possui apenas a 12ª melhor campanha como mandante no campeonato, o Flamengo ostenta o posto de segundo melhor visitante da competição.
Do lado colorado, os números, segundo o "ge", mostram uma equipe que busca o protagonismo em casa. O Internacional é o segundo time que mais finaliza como mandante, com uma média de 16,6 chutes por jogo. A boa notícia é que o time tem a quarta pior eficiência do campeonato, precisando de 13,5 tentativas para marcar um gol.
Do outro lado, o time gaúcho encontrará uma muralha. O Mengão é o time que menos permite finalizações aos adversários quando joga fora de casa (apenas 9,3 por partida). Taticamente, isso indica que o Flamengo, deve induzir o Inter ao erro, seja na saída de bola, como em chutes de longa distância, já que penetrar na defesa será um caminho árduo para o mandante.
Quando o Flamengo tiver a bola, que deve ser o cenário mais comum, as coisas se invertem. A equipe de Filipe Luís não precisa de muitas chances para ser letal. Com a terceira melhor eficiência ofensiva como visitante, o Flamengo marca um gol a cada 8,4 finalizações.
Em contrapartida, a defesa do Internacional em casa é apenas a 13ª em resistência, sofrendo um gol a cada 9,9 chutes adversários. Para o Inter, qualquer desatenção defensiva pode custar caro, mesmo que o volume de ataques do Flamengo não seja tão alto.
Em resumo, a partida será decidida pela profundidade dos elencos e pela capacidade dos jogadores reservas de executarem o plano tático. Com um plantel muito mais qualificado, o Mais Querido deve ditar o ritmo do jogo, mas precisa fazer valer a qualidade técnica em resultado, tornando o clima para quarta-feira ainda mais vantajoso e mais caótico para o adversário.