MundoBola Flamengo
·8. April 2025
Analista aponta falhas e virtudes de Vinicius Tobias, especulado no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·8. April 2025
O futuro de Wesley é incerto. Com as boas atuações e a evolução meteórica no Flamengo, o jogador é monitorado por clubes europeus. No ano passado, ele quase saiu para a Atalanta, e muito se especula sobre a dificuldade de manter o atleta na janela do meio do ano.
Com a possível saída, o nome de Vinicius Tobias, lateral brasileiro do Shakhtar Donetsk apareceu ligado ao clube. Por isso, o analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, analisou o jogo do atleta.
Os pontos mais fracos do jogador são defensivos. Raphael analisa os duelos em força e os aéreos. Tobias até vai bem alguns fundamentos, mas não possui o mesmo nível do jogador do Flamengo.
"Duelo em força, faz o movimento certo, bom timing para duelo aéreo. Não disputa tanto quanto o Wesley, mas também vai bem", inicia.
Ele critica a forma como o jogador perfila o corpo na marcação, sobretudo no um contra um.
"Abordagem com os pés abertos não é a mais indicada. Ele tem que estar com os joelhos flexionados, quadril para trás. Pé um pouco mais na frente do outro e os pés mais juntos. Não é o perfilamento adequado. Ele abre mais os pés e perde o duelo. Tem potencial para melhorar", avisa.
Ao menos, Vinicius Tobias tem facilidade para armar o time com suas ações defensivas, além de ter uma boa leitura.
"Não morde a isca do adversário, cuida da última linha. Desarma armando. Ou seja, a bola chega, ele já dá o tapa direto no companheiro, o que é muito importante para manter a posse de bola", comenta.
O destaque de Vinicius Tobias é na parte da frente do campo. Raphael chega a se impressionar com os dribles do jogador, além da boa distribuição de passes.
"É um cara que dribla muito dele, impressiona pela qualidade do drible. Até lembra o Wesley no giro que ele faz. Tem uma diagonal longa muito boa. O gesto técnico me chamou atenção, é bom nessa bola loga. Relação com bola dele, capacidade técnica, chama atenção", diz.
Com seus passes, ele consegue armar o time, criando situações de perigo.
"Ofensivamente, chama atenção pela qualidade, relação com bola, habilidade, entendimento dos espaços, coragem para conduzir. Tem espaço, ele carrega. Esse espaço é importante para o lateral. Quando o ponta faz esse movimento de romper, o lateral tem que ter essa capacidade de dar esse tapa ali. E ele tem essa capacidade", analisa, complementando: "Bom passe na paralela. Acha na profundidade".
Além disso, Vinicius Tobias aproveita o bom passe para dar uma boa quantidade de assistências.
"Se destaca pela quantidade de assistência. Muito forte, balança, dribla, cruza com precisão. Consegue dar assistência por isso. Conduz bem, arrasta bem e é preciso", destaca.
No comparativo direto, Raphael explica que os jogadores são de valências diferentes. O atleta do Flamengo é mais forte defensivamente, enquanto o do Shakhtar Donetsk deixa a desejar, mas é mais forte do que o jovem flamenguista atacando.
"Olhando para o campo, me parece que ele é o oposto. Muita gente trata Wesley como um jogador ofensivo. De fato, ele ultrapassa bastante. Mas os comportamentos ofensivos são exatamente seu calcanhar de Aquiles. Tobias é o contrário. Toma boas decisões em último terço, cruza bem, mas defensivamente, Wesley é melhor. Também não é demérito para o Vinicius Tobias. Hoje, está difícil de competir com o Wesley. O Tobias, no um contra um, não vai tão bem", analisa.
Por fim, Raphael entende que o lateral poderia ser uma boa adição ao elenco, apesar das falhas defensivas. Como o brasileiro ainda é jovem, pode evoluir na defesa.
"Seria legal, é talentoso, dá para trabalhar e fazer evoluir no que vai tão bem. É um jogador jovem", finaliza. Confira a análise completa abaixo.