Zerozero
·28. Dezember 2025
Ano fechado à leão

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·28. Dezember 2025

O Sporting recebeu e venceu o Rio Ave por 4-0, numa partida a contar para a 16ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões fecham o ano de 2025 - que ficou marcado pelo regresso da dobradinha e do bicampeonato - em grande estilo, com uma eficácia mortífera, fazendo lembrar o animal que levam ao peito.
O emblema de Alvalade apresentou apenas uma alteração no onze inicial: Iván Fresneda não constou na ficha de jogo, tendo sido substituído por Georgios Vagiannidis. Já o Rio Ave começou o encontro com quatro mexidas no lote de titulares. Clayton Silva já era ausência conhecida, depois de ter recebido o quinto cartão amarelo na prova, na 15ª jornada, porém existiu outro desfalque no ataque vilacondense. André Luiz, segundo melhor marcador da equipa, viu o pontapé de saída no banco de suplentes.
O conjunto da casa apresentou uma entrada muito forte na pressão e na criação de oportunidades. Pouco depois do primeiro minuto, Luis Suárez já procurava o tento. O colombiano rodou no meio da área, porém a finalização colocou o esférico ao lado da baliza. Aos 11 minutos, depois de Francisco Trincão cair na área, Maxi Araújo aproveitou a confusão na área rioavista e rematou. Miszta estava atento e defendeu a tentativa leonina.
Sem tirar o pé do acelerador, os pupilos de Rui Borges continuaram com as suas investidas na direção da baliza adversária. Acontece que o Rio Ave começou a crescer na partida e, durante pelo menos uma dezena de minutos, sentiu-se maior equilíbrio no relvado do Estádio José Alvalade.
Esse período não durou muito tempo e, aos 34’, o domínio dos leões foi restabelecido, depois de três boas ações dos jogadores da casa. Maxi Araújo bateu um pontapé de canto para uma zona mais próxima do primeiro poste, onde João Simões se encontrava. O médio luso cabeceou de primeira e colocou o esférico na direção do ferro mais distante. Luis Suárez acreditou que chegaria a tempo de desviar para o fundo das redes e foi exatamente isso que aconteceu - encostou à última.
Dario Spikic respondeu a favor do emblema forasteiro, ao armar um remate depois de dançar sobre a defesa leonina, porém o tiro não criou grandes dificuldades para Rui Silva. O apito para o descanso soou em Alvalade e o marcador apresentava 1-0.
Sotiris Sylaidopoulos procurou trazer algo diferente para o segundo tempo e lançou André Luiz e Marious Vrousai após o intervalo. As trocas não surtiram efeito e a tendência do jogo manteve-se: Sporting por cima. Prova disso foi a excelente reentrada leonina na partida, que originou o reforço da vantagem no marcador aos 53’. Francisco Trincão rematou no miolo da área vilacondense, sendo que Miszta conseguiu travar o tiro sem agarrar o esférico. Luis Suárez estava no local perfeito para a recarga e não hesitou: de pé esquerdo, encostou e bisou no duelo.
O número ‘97’ voltou a estar em destaque, ao minuto 59, desta vez como assistente. O avançado picou a bola em profundidade e Maxi Araújo atacou o espaço. O uruguaio contornou o guardião adversário e rematou para produzir o terceiro tento leonino da noite. O Rio Ave bem tentou estancar a ferida, no entanto o Sporting tinha outros planos.
A noite já corria bem a Luis Suárez, que levava três contribuições diretas para golo, mas o ex-Almería quis dar continuidade ao seu espetáculo e coroou a boa exibição com um hat-trick. Novamente na sequência de um canto, agora batido por Trincão, o conjunto leonino voltou a ferir o adversário: bola ao segundo poste e cabeceamento de Suárez - simples e eficaz.
Do outro lado, as tentativas surgiram sobretudo dos pés de André Luiz que, apesar dos esforços, foi sempre travado pela última linha da turma de Alvalade. O brasileiro chegou a cair por duas vezes na área do conjunto da casa, sendo que Carlos Macedo entendeu não existir infração em qualquer um dos lances.
Até ao final do encontro, o Sporting geriu os esforços e trabalhou com o resultado confortável a seu favor. Nesse sentido, as ocasiões de perigo deixaram de surgir com tanta frequência e tudo terminou com o 4-0.
Com este resultado, o Sporting mantém-se na 2ª posição da tabela classificativa e ganha distância para o Benfica (3º lugar), que empatou frente ao SC Braga (2-2). Já o Rio Ave permanece na 11ª posição.
Luis Suárez (Sporting): fez um hat-trick e uma assistência... que jogo do colombiano - uma das melhores partidas do avançado com o emblema leonino ao peito.
Maxi Araújo (Sporting): mais um grande jogo do uruguaio. Volta a jogar em terrenos mais adiantados e acaba por marcar um golo.
André Luiz (Rio Ave): começou no banco e foi o melhor elemento do Rio Ave. O brasileiro criou perigo e trocou as voltas aos defesas adversários várias vezes.
Carlos Macedo teve uma participação globalmente positiva.

Onze do Sporting:
Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Morten Hjulmand, João Simões, Francisco Trincão, Fotis Ioannidis, Maxi Araújo, Luis Suárez

Onze do Rio Ave:
Cezary Miszta, Pancho Petrasso, Jakub Brabec, Nelson Abbey, João Tomé, Georgios Liavas, Andreas Ntoi, Nikos Athanasiou, Dario Spikic, Karem Zoabi, Ole Pohlmann
1':

Começou a partida
1':

Sporting: Luis Suárez
rodou no meio da área e rematou de pé esquerdo. A bola passou ao lado do poste direito!
11':

Sporting: Maxi Araújo
aproveitou a confusão na área rioavista e armou remate. Miszta fez uma grande defesa.
16':

Sporting: Ricardo Mangas
rematou no coração da área, porém a bola foi à figura.
27':

O Sporting começou melhor, porém o Rio Ave já se encontrou na partida. Apesar disso, os visitantes continuam sem criar perigo.
28':

Sporting: Luis Suárez
cabeceou com bastante força na direção da baliza vilacondense. A bola passou por cima, mas perto da barra. Fica o aviso!
34':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 12º golo na prova (16 jogos) Luis Suárez marcou o seu 16º golo na equipa (26 jogos)
Maxi Araújo bateu o canto para a zona do primeiro poste. João Simões estava nessa zona e desviou a bola para a zona da segunda trave. Luis Suárez estava por lá e, com o torso, desviou a bola para o fundo das redes.
42':

Rio Ave: Dario Spikic
dançou sobre a defesa leonina e atacou o corredor central. Armou remate, mas o esférico foi à figura.
46':

Vantagem merecida para o Sporting. A equipa da casa está melhor no encontro. O golo surge numa altura praticamente perfeita para os pupilos de Rui Borges, que estão muito ativos desde o apito inicial. Já o Rio Ave, apesar de não estar a jogar mal não está a encontrar argumentos para conseguir 'desmontar' a teia defensiva dos leões.
53':

GOLO Sporting! Maxi Araújo marca
Maxi Araújo marca o seu 4º golo na prova (13 jogos)
Luis Suárez fez um passe picado em profundidade na direção da baliza defendida por Miszta. Maxi Araújo fez uma desmarcação em rutura e alcançou o esférico. Ultrapassou o guardião rioavista e rematou, de pé esquerdo, para o fundo das redes.
57':

Sporting: Luis Suárez
investiu no meio da área, rodou e rematou. A bola bateu num defesa do Rio Ave.
58':

Sporting: Fotis Ioannidis
combinou muito bem com Maxi Araújo e, no meio da área, tentou bater o guarda-redes adversário. O tento do grego foi negado.
59':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 13º golo na prova (16 jogos) Luis Suárez marcou o seu 17º golo na equipa (26 jogos)
Francisco Trincão bateu o pontapé de canto para a zona do segundo poste. Luis Suárez ganhou nas alturas e, de cabeça, bateu o guardião do Rio Ave - sem hipóteses de defesa. Bom golo do colombiano.
61':

GOLO Sporting! Luis Suárez marca
Luis Suárez marca o seu 14º golo na prova (16 jogos) Luis Suárez marcou o seu 18º golo na equipa (26 jogos)
Trincão rematou no coração da área, porém Miszta negou o golo. O capitão do Rio Ave defendeu sem conseguir agarrar a bola e Luis Suárez estava no sítio certo à hora certa para, de pé esquerdo, encostar e completar um hat-trick.
77':

Sporting: Ricardo Mangas
rematou depois de um apontamento brilhante de Suárez. A bola passou ao lado.
Melhor em campo:

Luis Suárez (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Um hat-trick e uma assistência... Que jogaço do colombiano.
90 +3':

O árbitro apita para o final da partida









































