Leonino
·18. Februar 2026
Antigo candidato à presidência do Porto acusa Sporting e Benfica de terem "aliança"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·18. Februar 2026

Está reacendida a tensão no futebol português, desta vez com Porto e Sporting no centro da polémica. Em declarações ao Desporto ao Minuto, José Fernando Rio manifestou concordância com o teor da newsletter Dragões Diários e deixou críticas duras aos leões e a Frederico Varandas, questionando ainda a postura do Benfica.
"Tudo é permitido ao Sporting e ao seu Presidente"
"Acho que é um comunicado bastante assertivo e não anda muito longe da realidade. O que é verdade é que tudo é permitido ao Sporting e ao seu Presidente, e o Sporting tem sido altamente beneficiado pela arbitragem desde a última metade da temporada passada", afirmou o antigo candidato à presidência portista.
O ex-candidato à presidência do Porto recordou o encontro frente ao Santa Clara, apontando um lance polémico. "Todos nos lembramos também como é que o Sporting ganhou ao Santa Clara para o campeonato, com aquele canto escandalosamente não visto pela arbitragem, que era pontapé de baliza e não canto. Podia continuar aqui a dar vários exemplos de benefícios que o Sporting, que mantêm o Sporting na luta pelo título e mantêm o Sporting à frente do Benfica. A posição natural do Sporting neste momento seria o terceiro lugar", sustentou.
O antigo candidato evocou ainda o legado de Pinto da Costa, defendendo que o combate aos “poderes instalados de Lisboa” sempre marcou os seus mandatos, numa alusão à chamada “Santa Aliança” entre Sporting e Benfica.
"O Benfica vê o Sporting ser beneficiado e fica caladinho"
"Como o Benfica parece que não tem pernas para chegar mais longe, então que ganhe o Sporting, porque é melhor ganhar o Sporting do que ganhar o Porto", avaliou o jurista e comentador, prosseguindo: "O Benfica de facto vê o Sporting ser beneficiado e fica caladinho. Não é estranho um clube como o Benfica, que luta neste momento pelo segundo lugar e ainda tem aspirações ao título, ver o Sporting ser beneficiado desta forma e mantém-se em silêncio? Eu acho que isso não é nada credível para o Benfica".
"Aliás, o Benfica só não se mantém calado quando sente na própria pele esse prejuízo, como foi na final da Taça de Portugal do ano passado, em que o Sporting foi altamente beneficiado, o Benfica foi altamente prejudicado e aí sim o Benfica reclamou. Mas de resto o Benfica, por norma, não é sempre, mas por norma, mantém-se em silêncio", relembrou.
"O Presidente do Sporting é inimputável"
No que toca a Frederico Varandas, Presidente do Sporting, José Fernando Rio questionou a ausência de sanções disciplinares. "O Presidente do Sporting pressiona as arbitragens há muito tempo. (…) O Presidente do Sporting dispara para todos os lados e depois nada lhe acontece. É inimputável. Porque os tribunais não o castigam, a justiça desportiva também não o castiga", criticou.
O jurista terminou apelando a maior uniformidade de critérios. "O que eu quero é justiça e igualdade de critérios. Eu quero que as regras sejam aplicadas da mesma forma a todos os clubes. (…) Se houvesse justiça no campeonato nacional, o Sporting já estava atrás do Benfica e muito mais longe do título. E portanto é preciso que os árbitros e o VAR tenham consciência de que têm que aplicar a lei e não aplicar aquilo que beneficia o Sporting", concluiu.









































