Antigo treinador pede a Farioli que devolva a titularidade a Francisco Moura | OneFootball

Antigo treinador pede a Farioli que devolva a titularidade a Francisco Moura | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·12. Februar 2026

Antigo treinador pede a Farioli que devolva a titularidade a Francisco Moura

Artikelbild:Antigo treinador pede a Farioli que devolva a titularidade a Francisco Moura

Rui Santos, antigo treinador e coordenador do lateral esquerdo formado no Sp. Braga, acredita que Francisco Moura saberá ultrapassar o momento complicado vivido no Clássico frente ao Sporting e mostrar-se novamente capaz de representar o FC Porto.

Moura esteve no centro do lance que permitiu ao Sporting empatar no Estádio do Dragão, ao cometer uma grande penalidade já nos descontos, convertida por Luis Suárez (na recarga, após defesa de Diogo Costa). O ex-técnico assegura, contudo, que o jogador de 26 anos dispõe das ferramentas necessárias para reagir e até desafia Francesco Farioli a repor-lhe a titularidade na deslocação ao Nacional, marcada para domingo.


OneFootball Videos


“O Francisco é um atleta – e miúdo, porque trabalhei com ele quando tinha 16 ou 17 anos – e é um campeão, porque nunca vira a cara à luta. É inteligente e vai ultrapassar, de certeza absoluta, este momento menos bom. Só quem não está lá dentro é que não comete erros. Os verdadeiros campeões são aqueles que caem e levantam-se as vezes que forem necessárias“, começa por Rui Santos, atualmente aos comandos da equipa de sub-21 do Al Ahli, em declarações ao portal Portal dos Dragões.

Medida drástica nas redes sociais

Francisco Moura ficou visivelmente abatido quando Luís Godinho apitou para o final do Clássico e foi rapidamente consolado pelos colegas. Já os adeptos do FC Porto reagiram de forma menos compassiva, enchendo as suas redes sociais de comentários negativos, o que levou o jogador a desativar essa funcionalidade.

Rui Santos sublinha que esta exposição virtual é um fenómeno recorrente no futebol e que, por vezes, é necessário afastar-se do mundo digital para conseguir responder melhor em campo.

“Muitas vezes, os jogadores, e até os treinadores, têm de se abstrair das redes sociais, porque podem ser ingratas. Há uma linha muito ténue entre o sucesso e o insucesso”, frisa, antes de recordar o desempenho de Francisco Moura na época passada.

“O Francisco Moura fez, na época passada, 46 jogos, quatro golos e 10 assistências pelo FC Porto. Para mim, é um dos melhores laterais esquerdos de Portugal – o principal é o Nuno Mendes, mas a seguir vem o Francisco Moura. Com a performance que ele teve na época passada, as pessoas esquecem-se rapidamente do que ele fez em prol do FC Porto e julgam-no por este momento menos bom. A sociedade, muitas das vezes, é sarcástica, porque podemos ter 89 minutos bons e um mau, mas é esse minuto mau que vai perdurar na cabeça de muitos adeptos”, lamenta.

Ainda assim, Rui Santos volta a destacar a inteligência do jogador na forma de reagir às críticas.

“Sabe o caminho que há de percorrer. Ele quer tirar essas pedras do caminho, nomeadamente, nas redes sociais, e esses sentimentos negativos. Vai saber seguir em frente com toda a inteligência dele e com toda a vontade. De certeza que ele, nesta semana de treinos, vai dar o seu melhor e vai ultrapassar com facilidade este momento. Desativar [os comentários nas redes sociais] foi um ato de inteligência. Podemos escolher as coisas tóxicas que queremos ter. Ele decidiu assim pelo bem da sua performance e da sua pessoa“, disse o antigo coordenador da formação do Sp. Braga.

Impressum des Publishers ansehen