MundoBola
·6. Januar 2026
Arbitragem e fair play: CBF chama clubes para viagem de estudo na Europa

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·6. Januar 2026

De olho em melhorias na gestão do futebol brasileiro, uma comitiva de dirigentes das duas principais divisões do país vai passar os próximos dez dias na Europa para um estudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O grupo também receberá membros de federações estaduais espalhadas pelo Brasil.
A intenção da viagem é aproximar o contato e entender mais sobre a gestão das três principais ligas nacionais do mundo atualmente: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha) e Bundesliga (Alemanha). Presidente da CBF, Samir Xaud vai acompanhar a delegação nas viagens pelos países.
Nessas viagens, a CBF prevê uma série de apresentações e reuniões com profissionais atuantes da área, expandindo o conhecimento dos presentes sobre como as ligas funcionam. A ideia é trazer esse aprendizado ao Brasil e aplicá-lo na liga local, que ainda encontra muitas dificuldades para conciliar os interesses das equipes.
Entre os vários temas tratados ao longo da passagem pela Europa, estão assuntos sensíveis atualmente no futebol brasileiro. A arbitragem, que foi centro de polêmica com frequência no Brasileirão, será um dos tópicos, assim como o fair play financeiro — um objetivo claro de Xaud e CBF para os próximos anos.
"Faremos essa imersão para debater e trocar ideias sobre arbitragem e fair play financeiro com as principais ligas e federações do mundo. Teremos a participação ativa de clubes e federações, para que tenhamos uma construção coletiva visando à evolução permanente do futebol brasileiro", explicou o presidente da entidade.
A viagem começa na Inglaterra, com passagem por Londres entre os dias 7 e 10 de janeiro. Depois, há a passagem pela Alemanha, em Frankfurt, dos dias 11 a 13. Por fim, o tour chega à última parada em Madri, capital da Espanha, entre os dias 14 e 16.
A delegação terá uma série de presidentes das Séries A e B do futebol brasileiro, além de outros representantes, como CEOs, vices e gerentes. Nem todos os nomes foram confirmados até o momento, mas alguns deles podem ser conferidos abaixo.









































