MundoBola Flamengo
·13. Februar 2025
Árbitro coloca justificativa esdrúxula para expulsão de Gerson
![Artikelbild:Árbitro coloca justificativa esdrúxula para expulsão de Gerson](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Ffla-media.mundobola.com%2Fmedia%2F2025%2F02%2Fgerson-expulso-flamengo-x-botafogo-1-1.jpeg)
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·13. Februar 2025
A vitória do Flamengo sobre o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira (12), ficou marcada pela confusão generalizada entre os atletas após o apito final. Durante a briga iniciada por Alexander Barboza, o árbitro Bruno Mota Correia apresentou cartão vermelho para Gerson e deixou o capitão rubro-negro revoltado. Na súmula, o juiz justificou a expulsão do Camisa 8 por trocar empurrões e "inflamar" a confusão.
Barboza partiu para cima de Bruno Henrique assim que o juiz apitou o fim de partida e derrubou o atleta rubro-negro o chão. Gerson se aproximou para defender o companheiro enquanto o zagueiro mostrava o punho cerrado para o ídolo rubro-negro caído. O capitão naturalmente precisou empurrar o defensor adversário para tirá-lo de perto do Camisa 27. Empurrões que foram desferidos por basicamente todos os atletas presentes na briga, mas apenas Gerson foi expulso com essa justificativa.
"Após o termino da partida, expulsei o Sr. Gerson Santos da Silva, camisa nº 08 da equipe do C.R Flamengo, por troca de empurrões, persistentemente, de maneira provocativa com o Sr. Alexander Nahuel Barboza Ullua, Camisa nº 20 da equipe do SAF Botafogo, e assim incitando e inflamando, ainda mais, a confusão generalizada", escreveu o árbitro na súmula.
O capitão do Flamengo foi o único expulso fora os dois atletas que cometeram agressões. Na justificativa para o cartão vermelho do Botafogo, aliás, Bruno Mota Correia cita que foi o argentino que começou a confusão, "provocou" Bruno Henrique e trocou empurrões com Gerson. Ou seja, não vita as duas agressões ao Camisa 27: o empurrão que o jogou no chão e o soco que proferiu durante a briga.
"Após o término da partida, expulsei o Sr. Alexander Nahuel Barboza Ullua, camisa nº 20 da equipe SAF Botafogo, por iniciar uma confusão generalizada, confrontando e praticando atos provocativos contra o Sr. Bruno Henrique Pinto, camisa nº 27 do C.R. Flamengo. Logo em seguida, envolveu-se em uma troca de empurrões de forma acintosa com o Sr. Gerson Santos da Silva, camisa nº 08 da equipe do C.R. Flamengo."
Mas a explicação para a expulsão de Cleiton consta o soco aplicado pelo rubro-negro no defensor adversário: "Após o término da partida, expulsei o Sr. Cleiton Santana dos Santos, camisa nº 33 da equipe do C.R. Flamengo, por desferir um soco no rosto do Sr. Alexander Nahuel Barboza Ullua, camisa nº 20 da equipe SAF Botafogo."
A decisão do árbitro da partida tira Gerson do clássico com o Vasco no sábado (15), às 21h45, que pode garantir o Flamengo como campeão da Taça Guanabara. Ele e Cleiton precisarão ficar de fora do jogo e só estarão à disposição de Filipe Luís contra o Maricá, no dia 22. Mas vale destacar que o zagueiro corre o risco de ser denunciado e punido pelo STJD.
Uma agressão pode ser enquadrada no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê de quatro a 12 jogos de suspensão. Alexander Barboza também pode ser denunciado.