Trétis
·22. Dezember 2025
Athletico é punido pelo STJD e terá mando restrito no Brasileirão de 2026

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·22. Dezember 2025

O Athletico foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e terá que cumprir sanção no Campeonato Brasileiro de 2026. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira, após julgamento de uma das turmas do STJD, em razão de uma briga generalizada entre facções de torcidas organizadas durante o último clássico Atletiba.
A confusão ocorreu no segundo tempo da partida disputada no Couto Pereira, que terminou empatada em 0 a 0. O episódio foi registrado no terceiro anel do estádio e relatado em súmula pelo árbitro Anderson Daronco, o que deu origem ao processo contra o clube rubro-negro.
Como punição, o Athletico perdeu um mando de campo no Brasileirão de 2026. A penalidade, no entanto, não será cumprida com portões fechados, nem com a realização do jogo a 100 quilômetros de distância. O STJD optou por aplicar a medida alternativa, permitindo a presença apenas de mulheres, crianças e idosos no estádio.
Esse tipo de sanção já foi vivenciado recentemente pelo Athletico. O clube passou por situação semelhante no início do Campeonato Paranaense de 2023 e também em três partidas do Estadual de 2024. Em 2025, a temporada começou sem restrições, mas a punição volta a impactar o clube em uma competição nacional.
A princípio, a medida será aplicada no duelo contra o Corinthians, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, com data base entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro. O confronto costuma ter grande apelo popular e, em condições normais, teria capacidade para receber cerca de 40 mil torcedores na Ligga Arena.
O Athletico ainda pode recorrer da decisão. O clube deve levar o caso ao pleno do STJD na tentativa de reverter a punição e liberar o acesso do público geral já para a primeira partida como mandante no Campeonato Brasileiro.
Antes disso, o Furacão estreia na competição fora de casa, contra o Internacional, no Beira-Rio, com data base entre os dias 27 e 28 de janeiro. As datas exatas ainda não foram confirmadas, mas o desfecho do recurso deve ocorrer antes do início do campeonato.
Live


Live







































