Fala Galo
·12. November 2025
Atlético x Fortaleza: tudo sobre o jogo, prováveis escalações, curiosidades e arbitragem

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·12. November 2025

Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
O Atlético enfrenta o Fortaleza nesta quarta-feira (12), às 20h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada do Brasileirão. O jogo foi adiado por conta da pausa para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA e marca a última apresentação do time diante da torcida antes da final da CONMEBOL Sul-Americana, no dia 22 de novembro.
O time alvinegro ocupa o nono lugar, com 43 pontos, nove atrás do Botafogo, que fecha o grupo dos seis primeiros que garantem vaga na próxima Libertadores. O Fortaleza vive situação oposta: é o vice-lanterna, com 30 pontos, e tenta reagir para escapar do rebaixamento. O técnico Jorge Sampaoli deve usar força máxima, mas com atenção à carga física dos titulares. A expectativa é do Galo manter o embalo e dar confiança ao torcedor na penúltima partida antes da decisão continental. A partida terá transmissão do SporTV (TV fechada) e do Premiere (Pay-Per-View).
O Atlético tenta emplacar a sua terceira vitória seguida neste Brasileirão. Na rodada passada, venceu o Sport, de virada, por 4 a 2, após levar dois gols. O triunfo deu moral para os comandados de Sampaoli. Para o duelo desta quarta-feira, o argentino contará com os retornos do zagueiro Ruan e o meia-atacante Bernard, que cumpriram suspensão contra o Sport. Por outro lado, o argentino terá desfalques importantes.
Os zagueiros Junior Alonso e Iván Román e o meia Alan Franco, foram convocados por sua seleções para amistosos. Com isso, é provável que Sampaoli escale a trinca de defensores composta por Vitor Hugo, Ruan e Saravia. Já para a vaga deixada por Franco, Fausto Vera deve ser acionado. A única dúvida é se o treinador escalará Igor Gomes ou Alexsander ao lado de Vera. No comando de ataque, a tendência é que Hulk, mais uma vez, seja escolhido para começar a partida ao lado de Dudu. O camisa 7 será homenageado com um mosaico 3D, por ter atingido a marca de 500 gols na carreira.
– Não tem.
– Lyanco (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo); – Júnior Santos (ruptura do tendão do adutor esquerdo); – Cuello (cirurgia no tornozelo esquerdo); – Caio Maia (cirurgia no joelho direito).
– Saravia; – Caio; – Reinier.
– Junior Alonso (Seleção Paraguaia); – Iván Román (Seleção Chilena); – Alan Franco (Seleção Equatoriana).
– Bernard; – Ruan.
Sendo assim, o provável Galo para encarar o Fortaleza tem: Everson; Saravia, Ruan e Vitor Hugo; Gustavo Scarpa, Fausto Vera, Alexsander (Igor Gomes), Guilherme Arana e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli.
Já a situação do Fortaleza é critica. A equipe cearense é a vice-lanterna do campeonato, com 30 pontos. Cinco a menos que o Vitória, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Para completar, o Leão do Pici não vence no Brasileirão desde o dia 25 de outubro, quando bateu o Flamengo, em casa, por 1 a 0. De lá para cá, foram três empates.
Para a partida contra o Galo, o técnico Martín Palermo contará com oito desfalques, seja por suspensão, lesão ou convocação. Brítez, Matheus Pereira e Bareiro estão suspensos, e o zagueiro chileno Kuscevic foi convocado para a seleção chilena nesta Data-FIFA. É provável que Palermo escale Gazal, Lucas Sasha e Deyverson nas respectivas vagas.
– Emanuel Brítez; – Matheus Pereira; – Adam Bareiro.
– João Ricardo (cirurgia no ombro direito); – Benevenuto (edema no músculo posterior da coxa direita); – Rodrigo (estiramento ligamentar no joelho esquerdo); – Marinho (entorse no tornozelo esquerdo).
– Mancuso; – Gazal; – Lucas Sasha; – Yago Pikachu; – Breno Lopes.
Kuscevic (Seleção Chilena).
– Não tem.
Portanto, o provável time titular do Fortaleza tem: Brenno, Mancuso, Gazal, Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pierre, Tomás Pochettino e Lucas Crispim; Breno Lopes e Deyverson. Técnico: Martín Palermo.
Galo e Fortaleza se enfrentaram por 22 vezes na história. Com dez vitórias alvinegras, cinco empates e sete vitórias do Laion. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu no dia 12 de maio de 1974, válido pelo Brasileirão, no Mineirão. Os cearenses venceram por 1 a 0.
Sobre as maiores goleadas, o Galo aplicou 4 a 0, recentemente, no dia 20 de outubro de 2021 (ano mágico para o torcedor alvinegro), em partida válida pela Copa do Brasil, no Gigante da Pampulha. Os gols foram marcados por Guilherme Arana, Réver, Hulk e Zaracho. Já a maior goleada do Fortaleza foi por 4 a 3, no dia 19 de julho de 2003, pelo Brasileirão daquele ano, no Castelão. Os gols do Tricolor de Aço foram marcados por Vinicius (2), Alyson e Clodoaldo. Já pelo lado atleticano, marcaram, Tucho, Cicinho e Marcelo Silva.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro Sávio Pereira Sampaio, da Federação de Futebol do Distrito Federal para comandar o duelo. Ele será auxiliado por Bruno Boschilla, do Paraná e Leila Naiara Moreira da Cruz, do Distrito Federal. Já o comando da cabine do VAR será de Wagner Reway.
Sávio Pereira Sampaio tem 40 anos, e é árbitro desde 2014. Já esteve no quadro da FIFA, entre 2020 e 2024, quando teve desempenho abaixo do esperado e deixou o quadro da entidade máxima do futebol. Na atual temporada, arbitrou por oito vezes em partidas do Brasileirão. Aplicou 38 cartões amarelos e 215 faltas.
Siga o FalaGalo: BlueSky | X/Twitter | Instagram | YouTube | Threads |Google Notícias | WhatsApp | Telegram | TikTok









































