Central do Timão
·5. Juni 2026
Auxiliar de clube russo comenta possibilidade de volta de Yuri Alberto à Europa e elogia Filho do Terrão

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·5. Juni 2026

A janela de transferências do futebol europeu visando a temporada de 2026/2027 será aberta em meados do mês de julho e costuma ser movimentada, já que os clubes abrem os cofres para a montagem dos seus elencos visando brigar pelos principais títulos. Nos últimos anos, um dos jogadores que atuam no Brasil mais visados é o atacante Yuri Alberto, do Corinthians.
William Oliveira, auxiliar técnico do Zenit, do Rússia, onde Yuri Alberto atuou nos seis primeiros meses de 2022, concedeu uma entrevista ao programa Fala Fonte, da ESPN Brasil, fez elogios ao centroavante do Alvinegro, além de ter relembrado a sua passagem pela equipe russa. Por lá, marcou seis gols e deu três assistências em 15 partidas. Ele retornou ao Brasil pouco tempo depois devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, já que a Fifa permitiu a suspensão dos vínculos dos atletas que atuavam nesses dois países naquele período.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
“O Yuri? Como jogador é uma posição que todo mundo precisa. A gente conhece bem e teria toda qualidade para voltar e, de repente, seguir com a história dele aqui. Quando começaram os conflitos, ele decidiu voltar ao Brasil, esperar o que ia acontecer. O desejo dele era jogar a Champions. Foi o único jogador que quis voltar ao Brasil. O clube falou com o Corinthians, aí que começaram as negociações com os times do Brasil. Fizemos uma negociação, cedemos, ficamos com 50% e fechamos com outros atletas“, disse.
Yuri Alberto foi contratado pelo Corinthians em julho de 2022, inicialmente por empréstimo junto ao time russo. No começo de 2023, o clube do Parque São Jorge acertou a compra definitiva do atleta e cedeu o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan, o meio-campista Du Queiroz e o atacante Gustavo Mantuan em troca, além da prioridade de compra do jovem atacante Pedro, à época com 17 anos de idade. O Timão ficou com 50% dos seus direitos econômicos, enquanto o Zenit permaneceu com a outra parte.
Revelado nas categorias de base do Santos, Yuri Alberto deixou a Baixada Santista de graça em meados de 2020 para se transferir ao Internacional. No Sul, ficou até o final da temporada de 2021. Em janeiro de 2022, foi adquirido pelo Zenit por 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 150 milhões na época).
Com a camisa corinthiana, Yuri Alberto possui 82 gols e 25 assistências em 236 jogos (202 como titular), sendo 105 vitórias, 61 empates e 70 derrotas – 53,11% de aproveitamento. Ele é o maior artilheiro do clube no século XXI e o goleador máximo da Neo Química Arena, fundada em 2014, com 51 gols anotados. Seu vínculo com o Timão é válido até meados de 2030.
Em termos de números, seu melhor ano na carreira aconteceu em 2024, quando foi artilheiro do futebol brasileiro com 31 gols marcados – 15 deles no Brasileirão – goleador do torneio ao lado de Alerrandro, à época no Vitória, sendo fundamental na arrancada da equipe na competição nacional naquele ano (do Z4 à Pré-Libertadores). O camisa 9 também foi decisivo nas conquistas do Campeonato Paulista (2025), Copa do Brasil (2025) e Supercopa do Brasil (2026), diante de Palmeiras, Vasco da Gama e Flamengo, marcando gols nas três finais.
Filho do Terrão também foi lembrado
William Oliveira também destacou o potencial de Pedro, que fez sua estreia no profissional do Corinthians em março de 2023, após se consolidar como uma das grandes promessas da base do clube. Nos juniores, seus principais títulos foram o estadual Sub-17 em 2021 e 2023, diante de Palmeiras e São Paulo, respectivamente. Pelo time principal, porém, não teve tanta sequência, marcando apenas um gol em 22 partidas (nove como titular). No time russo desde meados da temporadas 2023/2024, são 11 gols e 10 assistências em 84 jogos, de acordo com o site Ogol.
“É um menino com uma qualidade insana, acredito que vocês vão ouvir falar muito sobre ele no futebol mundial. É um assunto da diretoria, a gente sabe do desejo dele, de repente buscar um novo horizonte. A diretoria sabe e está controlando”, comentou.
O Corinthians, na gestão do ex-presidente Duílio Monteiro Alves, vendeu o ponta por nove milhões de euros (R$ 47 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos econômicos e, a princípio mantendo 30%. No entanto, no primeiro ano da gestão Augusto Melo, o Timão, sem anúncio oficial, cedeu a parte que detinha do atleta como forma de pagamento a um débito que possuía com a Elenko Sports, que agencia a carreira do jogador.
O fato veio à tona somente em meados de 2025, quando o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, demonstrou interesse em compra o atleta e o Alvinegro perderia uma quantia considerável caso a transferência se concretizasse. Atualmente, o Corinthians possui direito a apenas 2,5% dos valores de uma eventual negociação envolvendo Pedro. A quantia é referente ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa.
No Zenit, Pedro já conquistou dois campeonatos russos (2023/2024 e 2025/2026), uma Taça da Rússia (2023/2024) e uma Supertaça da Rússia (2024).







































