oGol.com.br
·23. November 2025
Bahia se recupera no Brasileirão e impõe quinta derrota seguida ao Vasco

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23. November 2025

Depois de três rodadas sem vencer, o Bahia se recuperou no Campeonato Brasileiro ao vencer neste domingo, 23, o Vasco, na Arena Fonte Nova. O jogo acabou 1 a 0, com o único gol sendo marcado por Erick Pulga.
O resultado faz o Bahia chegar a 56 pontos, na sexta posição do Campeonato Brasileiro e com sua melhor campanha na história dos pontos corridos. Já o Vasco chega a cinco derrotas seguidas e com 42 pontos ainda está perto da zona de rebaixamento.
O Bahia foi mais propositivo nos primeiros minutos da partida, ficando com a bola e empurrando o Vasco para a sua defesa. O Tricolor teve dificuldades em atacar pelo meio e apelou para jogadas com os seus pontas Erick Pulga e Ademir. Aos 10, a primeira chance foi em sobra que Jean Lucas pegou na área, chutou e a bola desviou no meio do caminho sem chegar na meta.
A pressão inicial do Bahia chegou ao fim sem dar resultado e o Vasco equilibrou a partida, também tendo seus minutos de posse de bola e de presença no ataque. Na primeira tentativa, Rayan chutou fraco e Ronaldo defendeu sem problemas. A resposta do Tricolor foi em grande achada de Everton Ribeiro parar Arias, que entrou na área chutando e Barros tirou a bola do caminho do gol em grande corte.
O tempo foi passando em um jogo de pouca intensidade, com as equipes nervosas no último terço e errando com frequência o último passe. O Bahia ainda com maior posse de bola pareceu sem inspiração e demorou para definir as jogadas. Aos 31, a primeira grande. Acevedo lançou em contra-ataque para Ademir, que alcançou na velocidade, invadiu a área e chutou forte para ótima defesa de Léo Jardim.
O Vasco já não conseguiu contra-atacar e o domínio do Bahia só aumentou. Aos 38, após confusão pelo alto, William Jospe ajeitou para a pequena área, Kanu chegou livre para cabecear na pequena área, mas errou o golpe. Pouco depois, Everton Ribeiro teve a chance na meia-lua, mas chutou mais alto do que deveria. Sem boa pontaria, o primeiro tempo acaboui sem gol.
O Vasco tentou ser mais ofensivo na volta para o segundo tempo com a entrada de David no lugar de Matheus França. O Bahia seguiu mais propositivo e sendo regido por Everton Ribeiro, apesar da falta de capricho na definição. Foram muitos erros de passes que impediram o jogo de progredir, além de seguintes paralisações.
O Bahia só foi assustar aos 15, quando Pulga ganhou dividida na esquerda, cruzou rasteiro e Ademir finalizou em cima da zaga. O lance seguiu, com nova finalização de Ademir e Léo Jardim espalmando para fora. A pressão do Tricolor aumentou com finalizações em sequência e o Vasco ainda se complicou aos 22, quando David chegou atrasado em Kanu, pisou forte e foi expulso.
Com um jogador a mais, Ceni colocou o Bahia com quatro atacantes em campo e puxando Juba para o meio de campo. O resultado não demorou a acontecer. Aos 28, após escanteio curto, Ademir cruzou com perfeição e Erick Pulga cabeceou forte para o fundo do gol. Placar aberto.
O jogo ganhou novos contornos de emoção quando o zagueiro Mingo iria sair, o juiz considerou que ele fez cera, aplicou o segundo amarelo e acabou expulso. As substituições mudaram, com o Vasco indo para cima e o Bahia se retrancando.
O Vasco foi para pressão e assustou aos 44 em cabeçada de Paulo Henrique que saiu rente à trave. O Bahia assustou aos 53, em contra-ataque, com Caio Alexandre acionando Juba e o lateral parando em boa defesa do goleiro. O apito final confirmou a vitória do Tricolor.









































