MundoBola Flamengo
·23. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·23. Januar 2025
Um novo fato surge envolvendo o início das obras para construção do estádio do Flamengo no terreno do Gasômetro. O clube arrematou a compra desse terreno em leilão no ano passado e já tomou posse do local. Mas Bap ainda precisa assinar o termo final pela compra. O atual presidente, entretanto, adia a assinatura.
De acordo com o ge, isso acontece por conta do estudo de viabilidade da obra que foi contratado por Luiz Eduardo Baptista, o Bap. O presidente deseja entender os cenários antes de iniciar as obras pelo novo estádio.
Esse termo se dá pelo imbróglio com a Caixa Econômica, que além dos R$ 138,2 milhões do arremate, conseguiu em mediação da AGU, Advocacia-Geral da União, o acréscimo de R$ 23 milhões. Esse valor deve ser parcelado durante cinco anos.
A gestão anterior assinou um pré-acordo em outubro, o que permitiu que o clube tomasse posse do terreno. Mas o Flamengo deveria finalizar com a documentação em 60 dias. Ou seja, na primeira semana de janeiro, Bap deveria ter assinado o acordo, sacramentando de vez a compra do terreno.
Bap pediu o adiamento de 90 dias dessa assinatura, e a AGU concordou com a situação. Assim, o clube passa a poder decidir se assina o termo até a primeira semana de março. Até lá, Bap poderá estudar mais os detalhes do estudo de viabilidade da construção.
Ainda há uma estação de gás no terreno do Gasômetro, e o clube deverá discutir com a Companhia Distribuidora de Gás (CEG) o remanejamento dessas instalações. A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa) indica que a transferência dos galpões administrados pela Naturgy serão obrigatórias.
O presidente Eduardo Paes, nessa quinta-feira (23), usou as redes sociais para afirmar que os custos desse deslocamento serão pagos pelo Município: "Adversários ocultos do estádio do Flamengo, parem de criar problemas onde não tem. Eu e o deputado Pedro Paulo já informamos que essa questão será de responsabilidade do município".