Coluna do Fla
·9. Oktober 2025
Bap surpreende, sobe o tom e manda recado sobre arbitragem em jogo do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·9. Oktober 2025
A arbitragem do Brasileirão no último fim de semana revoltou os torcedores do Flamengo. Além da ‘ajuda’ para o Palmeiras contra o São Paulo, o Mengão acabou com dois jogadores expulsos diante do Bahia. Essa foi a culpa da derrota? Para o presidente do Fla, Luiz Eduardo Baptista, as desculpas no time têm de acabar.
— Como dirigente, a gente também tem que parar de buscar muletas quando a gente não joga bem. Eu não acho que o Flamengo perdeu para o Bahia por causa da expulsão do Danilo. A expulsão do Danilo compromete uma estratégia de jogo? Compromete. Atrapalha o plano que foi montado? Atrapalha. Mas não é verdade que o Flamengo perdeu aquele jogo e a liderança apenas por causa disso —, disse Bap, ao GE.
— Nunca é um fator só, são vários fatores. Parte deles são de responsabilidade nossa, parte tem a ver com o imponderável do futebol, que faz que a gente tenha essa paixão, e parte tem a ver com a primeira parte, que é eventualmente o erro do árbitro. Botafogo perdeu um jogador expulso com um minuto na final da Libertadores, dominou e ganhou o jogo. Quem viu o jogo achava que o Botafogo não tinha um jogador a menos em campo. Eles conseguiram achar alternativas e soluções para uma perda naquele momento —, acrescentou.
— A derrota nunca é por um fator só. A expulsão do Wallace Yan atrapalhou o Flamengo? Claro que atrapalhou. A gente já estava perdendo por 1 a 0 naquela altura. A expulsão dele foi no final do jogo. Isso foi determinante para a derrota? Se ele tivesse ficado em campo, talvez a gente pudesse ter buscado um empate, uma virada, mas também não é garantido —, encerrou Bap.
No primeiro tempo, Danilo levantou o pé demais e acertou o ombro do jogador do Bahia. Desse modo, o árbitro Rodrilo Lima aplicou o vermelho direto. Na etapa final, Wallace Yan recebeu dois amarelos: um por reclamação e outro por falta, deixando o Flamengo com nove.
Além disso, o goleiro Agustín Rossi reclamou muito da arbitragem no lance do gol do Bahia. O argentino viu falta em Cleiton na origem da jogada. Apenas das situações em questão, o juiz de outro jogo revoltou os jogadores do Flamengo no domingo (05).
O Palmeiras contou com ‘ajudinha’ do árbitro Ramon Abatti Abel no clássico com o São Paulo. O juiz deixou de expulsar Gustavo Gómez e Andreas Pereira, por faltas duras. Por fim, não marcou pênalti claro em Tapia, do São Paulo.
Em resumo, como o Palmeiras disputa com o Flamengo a liderança do Brasileirão, jogadores do Mengão repercutiram o clássico paulista. Jorginho, Danilo, Emerson Royal, Filipe Luís e o dirigente José Boto abordaram o tema após o confronto realizado em Salvador.