Zerozero
·7. Januar 2026
Barcelona goleia rumo à final da Supertaça

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·7. Januar 2026

Num jogo de sentido único, que ficou praticamente resolvido na 1ª parte, o Barcelona goleou o Athletic Bilbao por 5- e carimbou a passagem à final da Supertaça espanhola, onde vai defrontar um dos rivais de Madrid, Real ou Atletico.
Em jogo estava a primeira de duas vagas na final da Supertaça espanhola. Em Jeddah, na Arábia Saudita, Barcelona e Athletic Bilbao defrontavam-se, praticamente na máxima força, embora Lamine Yamal e Lewandowski começassem no banco catalão, à imagem de Nico Williams, do outro lado.
Cedo os comandados de Hansi Flick assumiram as rédeas do jogo e foram aproveitando o bloco baixo do Athletic para ter a quase totalidade da posse de bola - chegaram a ter mais de 80 por cento -, mostrando-se pacientes. Acabaram por chegar, depois de um par de avisos menores, com relativa naturalidade ao golo inaugural, aos 22', por Ferrán Torres - a fazer uma grande época -, aproveitando uma bola perdida no coração da área, após um grande trabalho de Bardghji na direita.
Os blaugranas não se ficaram por aqui e, oito minutos depois, Raphinha foi bem servido na esquerda, cruzou rasteiro e atrasado para a zona do poste mais distante e, aí, surgiu Fermín López a atirar para o 2-0. Logo de seguida, aos 34', foi a vez de Bardghji trocar as voltas de um defesa na direita da área e rematar para o 3-0, com Unai Simón a ficar muito mal na fotografia.
O Barcelona estava intratável e o Athletic perdeu qualquer capacidade de reação quando, aos 38', Raphinha entrou com toda a naturalidade na esquerda da área e aproveitou o mau posicionamento de Unai Simón para chegar ao 4º golo catalão.
O jogo parecia basicamente resolvido, mesmo com 45 minutos por jogar, e ainda mais ficou quando, logo a seguir ao intervalo, aos 52', Raphinha aproveitou uma série de carambolas - e a passividade basca - para ampliar para 5-0.
A partir daqui, o jogo pareceu uma mera formalidade e os próprios treinadores começaram a fazer a gestão das suas peças, até por estarem numa fase de calendário mais apertado. Já nos últimos 15 minutos, Unai Gomez teve tudo para fazer o golo de honra, mas, na cara de Joan García, tremeu e rematou ao lado. Nada desfez o 5-0 e o Barcelona fica à espera de um dos rivais de Madrid - que se defrontam esta quinta-feira - na final.









































