
Trétis
·17. Juli 2025
Bastidores: jogadores do Athletico reclamam do gramado sintético da Baixada

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·17. Juli 2025
O gramado sintético da Arena da Baixada, instalado em 2016, voltou à pauta no que diz respeito ao Athletico, principalmente pela falta de resultados em casa. Apesar de corresponder às normas e testes da FIFA, o gramado é questionado por muitos jogadores e pela torcida, que relaciona o aspecto visual à qualidade.
A apuração da Trétis em conjunto com o Canal Três Pontos traz a informação de que muitos jogadores, do elenco atual, alguns de elencos passados e até mesmo rivais, costumam reclamar do estado do gramado sintético da Arena da Baixada. Alguns dos novos reforços, inclusive. As queixas relatam que é um gramado muito duro, ruim, que o jogo não rende e que jogar no CAT Caju é melhor.
Kevin Viveros, atacante que reforçou o rubro-negro nesta janela que abriu no dia 10, foi um dos jogadores que sentiu a diferença do gramado sintético para o natural. A observação feita por Viveros aconteceu no treino na Arena da Baixada, no dia que anterior à partida da última rodada, na qual o Goiás venceu o Athletico.
O gramado sintético, inclusive, foi um dos fatores pelo qual as negociações pelo meia Wellington Rato não caminhou, já que o jogador prefere não jogar nesse tipo de gramado. Em 2025, mais uma vez o gramado recebeu o certificado FIFA QUALITY PRO.
Os testes de qualidade foram feitos na primeira semana de fevereiro de 2025, por um laboratório especializado. O teste é realizado anualmente, e recebeu o certificado em todos os anos. O desse ano vale de 6 de fevereiro de 2025 até 6 de fevereiro de 2026.
Apesar da validade estar chegando ao fim, a visão do Athletico com relação a troca do gramado é de manter enquanto receber o certificado ano a ano. A Trétis procurou o clube para saber sua posição com relação a essa questão, que preferiu não se posicionar.