Bednarek e Kiwior realçam espírito do <i>dragão</i>: «FC Porto parece uma cultura ou religião» | OneFootball

Bednarek e Kiwior realçam espírito do <i>dragão</i>: «FC Porto parece uma cultura ou religião» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·11. November 2025

Bednarek e Kiwior realçam espírito do <i>dragão</i>: «FC Porto parece uma cultura ou religião»

Artikelbild:Bednarek e Kiwior realçam espírito do <i>dragão</i>: «FC Porto parece uma cultura ou religião»

Recentemente chegados ao FC Porto, Jan Bednarek e Jakub Kiwior, internacionais polacos que formam dupla no centro da defesa, foram protagonistas de uma entrevista para os órgãos de comunicação dos dragões.

Ora, entre muitas questões, os dois atletas, que, curiosamente, se defrontaram na Premier League em 2024/25, foram desafiados a descrever o sentimento vivido no clube e, ainda, a vivência na Cidade Invicta.


OneFootball Videos


Para começar, o antigo atleta do Southampton afirmou estar a gostar da região: «A minha primeira impressão, quando joguei pela seleção polaca, tinha sido boa. Agora conheço melhor e, a primeira coisa que vem à cabeça, é o facto de que todos os adeptos vivem o FC Porto e amam o clube. Parece uma religião ou uma cultura para quem a vive.»

De seguida, Bednarek relembrou o dia em que foi apresentado: «Ficou gravada a sensação de um estádio cheio na apresentação, muita emoção e entusiasmo. Algo que me impressionou foi a chegada do autocarro ao estádio, com milhares de pessoas presentes. Sentes que há motivos para lutar e pessoas pelas quais vais lutar.»

«A história do FC Porto é grandiosa»

«O meu primeiro jogo contra o Nacional vai ficar na minha memória. A atmosfera era boa e ajudou-me a entrar no ritmo da partida. O ambiente que os adeptos criam é muito bom, seja a receber o autocarro ou quando vamos a caminho. Vemos sempre pessoas com cachecóis e bandeiras a acenar. Vê-se a alegria deles», corroborou Kiwior.

Agora visando a dupla formada com o compatriota, o ex-Arsenal realçou o trabalho do resto da equipa: «Não ganhamos jogos sozinhos. Precisamos de todos. Simplesmente fazemos a nossa parte. Desde o início que nos entendemos bem.» 

Por fim, os dois defesas tiverem direito a descrever o FC Porto. Bednarek fez notar a 'obrigatoriedade' de ganhar: «Sente-se a paixão de todos. Seja no clube ou cidade. A história é grandiosa, como se ganhar estivesse no ADN. Aqui é obrigatório vencer. Não há outra alternativa. Traz uma energia extra nos momentos complicados.» 

Jakub Kiwior optou por realçar o espírito entre clube e cidade: «Mesmo quando estás a passear ou visitar, consegues ver futebol em todo o lado. Enquanto conhecia a Ponte Luís I, percebi que estavam lá adeptos do FC Porto. Aqui todos entram com a ideia de ganhar. Sente-se bastante.»

Impressum des Publishers ansehen