Belenenses de luto: morreu Vicente Lucas, o homem que <i>secou</i> Pelé | OneFootball

Belenenses de luto: morreu Vicente Lucas, o homem que <i>secou</i> Pelé | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·15. April 2026

Belenenses de luto: morreu Vicente Lucas, o homem que <i>secou</i> Pelé

Artikelbild:Belenenses de luto: morreu Vicente Lucas, o homem que <i>secou</i> Pelé

«Um Homem bom, simples, modesto e afável, que não gostava de afirmações sensacionalistas»: foi assim que o Belenenses, na noite desta terça-feira, caracterizou uma lenda viva que se despede da vida. Vicente Lucas, «maior figura viva» do clube.

Aos 90 anos, o irmão do mítico Matateu era um mito no emblema da Cruz de Cristo, único clube que representou na sua carreira. Foram mais de 300 jogos oficiais, juntando-se ainda mais 20 como internacional A por Portugal, incluindo uma presença no Mundial de 1966.


OneFootball Videos


Ficou ainda conhecido como «o homem que secou Pelé», expressão criada precisamente depois do famoso Portugal-Brasil (3-1) no Campeonato do Mundo realizado em Inglaterra.

Para a história deste jogador que começou como médio ofensivo, mas acabou na defesa, fica a frase «corta Vicente», tantas vezes ouvida no Restelo.

«Nunca, ao longo da minha vida, conheci alguém assim: quanto maior era o Vicente Lucas, mais pequeno se fazia. E talvez seja isso que define os verdadeiramente grandes», resumiu Patrick Morais de Carvalho, presidente do Belenenses, neste dia triste para o emblema lisboeta.

«Há figuras que marcam uma época. O Vicente marcou o clube e marcou-nos a todos. O Vicente não parte, fica.»

Pelo Belenenses conquistou uma Taça de Portugal como capitão de equipa, ficando duas vezes em quarto lugar, quatro vezes em terceiro e uma vez em segundo no campeonato.

Solidária com o desaparecimento desta figura ímpar, a FPF decretou o cumprimento de um minuto de silêncio em todos os jogos organizados pelo órgão federativo.

Impressum des Publishers ansehen