BOMBA: Cardeais já articulam com o Conselho Deliberativo a antecipação das eleições no São Paulo | OneFootball

BOMBA: Cardeais já articulam com o Conselho Deliberativo a antecipação das eleições no São Paulo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·15. Dezember 2025

BOMBA: Cardeais já articulam com o Conselho Deliberativo a antecipação das eleições no São Paulo

Artikelbild:BOMBA: Cardeais já articulam com o Conselho Deliberativo a antecipação das eleições no São Paulo

A denúncia feita pelo portal ‘Globo Esporte‘, de que dois ex-diretores do São Paulo acabaram afastados e são investigados por supostamente estarem comercializando ilegalmente ingressos para camarotes do Morumbi durante a realização de um show no primeiro trimestre, parece ter sido o estopim para que figuras centrais da política do São Paulo se mexessem contra a permanência de Julio Casares na presidência.

O primeiro movimento contra Casares veio logo cedo. Após a denúncia contra Douglas Schwartzmann, responsável pelas categorias de base do clube, e Mara Casares, ex-mulher do presidente e diretora cultural e de eventos, o bloco de oposição do Tricolor pediu por meio de nota oficial emitida nesta segunda-feira (15) o afastamento do mandatário do cargo.


OneFootball Videos


O segundo, mais velado, vem sendo construído ao longo do dia. Informações divulgadas inicialmente pelo jornalista Ramoni Artico e confirmadas pelo AVANTE MEU TRICOLOR apontam que medidas serão tomadas na reunião do Conselho Deliberativo agendada para a próxima quarta-feira (17).

Cardeais publicamente contrários a Casares querem o afastamento imediato. Encontros aconteceram nesse sentido, mas esbarraram em Harry Massis Júnior, vice-presidente, que declarou ao grupo ser contrário a assumir a presidência. “Curto e grosso, ele falou: se o Casares sair, ele também sai”, disse.

Foi então que Olten Ayres de Abreu foi chamado. Caso Massis não assuma em um eventual afastamento de Casares, é ele, presidente do Conselho Deliberativo, quem se sentará na cadeira maior do clube.

Acontece que Abreu é um dos poucos aliados que restam para Casares dentro do clube neste final de ano.

O mandatário do principal órgão fiscalizador do São Paulo tem outra solução que não o afastamento de Casares e que pode agradar gregos e troianos: antecipar as eleições, inicialmente previstas para acontecerem somente no final de 2026.

Pelo menos cinco fontes consultadas pelo AVANTE MEU TRICOLOR no decorrer desta tarde se mostraram favoráveis à medida e garantem que ela será debatida nesta quarta.

Neste momento, líderes de grupos políticos, inclusive de oposição, debatem o assunto. O consenso é de que as eleições antecipadas aconteceriam no primeiro semestre, preferencialmente na pausa do calendário do futebol brasileiro para a realização da Copa do Mundo. Mas não há consenso entre as partes nesta data.

Casares está à margem dessas conversas. O presidente esteve no clube neste domingo (14) e, conforme revelou o ‘UOL‘, discutiu o vazamento dos áudios em reunião emergencial fechada com diretores, como José Eduardo Martins (comunicação) e o CEO Márcio Carlomagno, citado na denúncia.

“Internamente, o episódio é tratado como uma das crises institucionais mais delicadas da atual gestão, com potencial impacto político relevante”, diz o portal.

Impressum des Publishers ansehen