Alemanha FC
·19. April 2025
Borussia Dortmund mede forças com o Mönchengladbach pensando em se manter na luta por vaga na Champions

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·19. April 2025
Por Guilherme Costa
Na última terça-feira (15) o Borussia Dortmund caiu de pé na Champions League, ao vencer o Barcelona por 3 a 1 e ser eliminado no placar agregado (5 a 3 para o time espanhol). Fora da competição continental, o foco é 100% no campeonato alemão, do qual o retrospecto recente é bastante favorável para os Aurinegros.
Após a derrota por 2 a 0 para o RB Leipzig, na Red Bull Arena Leipzig, o Dortmund amargava a décima primeira posição da tabela, com frustrantes 38 pontos. Niko Kovac, treinador que assumiu o comando do time em fevereiro, iniciou o trabalho com quatro derrotas e duas vitórias. Porém nos últimos três jogos a equipe conseguiu se recuperar, vencendo o Mainz e Freiburg - dois rivais diretos na disputa por vagas em competições europeias - e empatando com o Bayern de Munique no último sábado, deixando o time na oitava posição com 42 pontos - 3 a menos que o Freiburg, atualmente na zona da Conference League.
Embora a Champions League esteja, no momento, distante (6 pontos), uma vitória amanhã manteria palpável as chances de classificação para a maior competição da Europa. O adversário será o (outro) Borussia. Com 2 pontos à frente, o Mönchengladbach tem feito uma boa campanha na Bundesliga, em comparação a passada, que os permite vislumbrar uma boa posição na tabela.
"É um elenco semelhante ao que enfrentamos contra Freiburg e Mainz. É um time que está à nossa frente na tabela, que levamos muito a sério e pelo qual temos muito respeito. Podemos esperar um adversário que defende bem e, claro, também tem qualidades ofensivas". Disse o treinador Niko Kovac, que completou: "Precisamos encarar isso exatamente da mesma forma que encaramos os jogos anteriores, porque é bom termos a mentalidade de que o próximo jogo é o mais importante. E queremos vencer o jogo no fim de semana."
Calma, é só uma brincadeira!
O que não é brincadeira, é a instabilidade do Borussia Mönchengladbach. A temporada é boa em relação a passada em que os Potros flertaram com o rebaixamento, porém a equipe não consegue ter uma boa sequência positiva para se manter firme na parte de cima da tabela. Agora, com um time renovado, os comandados de Gerardo Seoane têm cinco jogos para conseguir uma vaga em alguma das competições europeias. Todas são viáveis, com a Champions (o objetivo maior) estando atualmente a 4 pontos de distância.
Para além da dificuldade dos últimos cinco jogos, o Gladbach ainda sofre com os desfalques de Nicolas e Ngoumou, e as dúvidas para as presenças de Honorat, Hack, Reitz e Elvedi. Para Seoane, é a chance do banco decidir:
"Jogadores fora significa que outros terão a chance de impressionar. Até agora nesta temporada, os jogadores ausentes foram muito bem substituídos, e isso também precisa ser assim no restante da temporada. Para que o time tenha sucesso, precisamos nos unir novamente."
Hoje, 19, inicia a trigésima rodada da temporada 24/25 da Bundesliga. São cinco decisões que tanto os Borussias quanto RB Leipzig, Mainz, Freiburg, Augsburg, Werder Bremen, Stuttgart (que pode conseguir uma vaga via Copa da Alemanha) e até mesmo o Wolfsburg, terão para conseguir dividir o calendário doméstico com um internacional na próxima temporada.
Live