MundoBola Flamengo
·29. April 2025
Botafogo-PB x Flamengo: solidez defensiva é arma de Zago, indica setorista

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29. April 2025
O próximo jogo do Flamengo é contra o Botafogo-PB. A equipe de Filipe Luís joga pela ida da Terceira Fase da Copa do Brasil, e o MundoBola Flamengo conversou com um setorista do clube paraibano para entender a expectativa da partida e as principais valências do time adversário.
Élison Silva, comentarista do canal Nosso Futebol e que trabalha principalmente na cobertura do Botafogo-PB, diz ao MundoBola Flamengo que o time de Zago parece se destacar pela defesa.
Isso porque o trabalho de Zago ainda está no início, mas já é possível perceber um foco na solidez defensiva. O time, inclusive, ainda não foi vazado no início da Série C do Brasileirão.
"O Antônio Carlos Zago está em início de trabalho, na sua terceira semana no clube, e apesar de ter dirigido o time em três partidas, ele só chegou em João Pessoa na véspera da estreia da Série C contra o Confiança, quando venceu por 3 a 0, por estar negociando sua saída do The Strongest, da Bolívia. Mas pelas primeiras partidas na terceira divisão dá para perceber claramente que é um time pautado por uma defesa sólida. Junto com o Brusque, é o único time que ainda não sofreu gols na Série C", inicia.
Outro destaque do time paraibano é a compactação da equipe, de acordo com o jornalista. Ele detalha a forma como o ataque joga, apontando as peças principais que fazem o time jogar.
"Mas é um time que joga de forma muito compacta, que alterna muito a posição dos jogadores de ataque, ora com Gabriel Honório no meio e Guilherme Santos aberto na direita, ora com os dois trocando de posição. Rodrigo Alves joga aberto pela esquerda, mas também se aproxima de Henrique Dourado para fazer uma dupla de ataque, com os outros dois dividindo a armação de jogadas. Evandro avança muito pela lateral esquerda e o volante Gama chuta muito bem de fora da área", indica.
Para Botafogo-PB x Flamengo, porém, a tendência é que o time se feche e tente garantir a solidez defensiva como fator principal, se arriscando menos no ataque.
"Não acredito que o Belo vá jogar de maneira ofensiva, mesmo que o Flamengo jogue com time misto. Acredito, inclusive, que um dos atacantes possa sair, provavelmente Rodrigo Alves, para colocar outro homem de sustentação no meio-campo, que deve ser JP Iseppe ou Igor Maduro. A escalação deve ser a que começou os dois primeiros jogos da Série C com essas possíveis mudanças", aponta.
O jogo passado deu indícios de que um trio deve estar em campo, já que eles foram poupados.
"No empate contra o ABC, o trio de sustentação do time, Gama, Dourado e Guilherme Santos, foram poupados, e só o último deles entrou em campo. Por curiosidade, o goleiro Michael Fracaro foi expulso e o meia-atacante ficou mais tempo improvisado no gol do que como jogador de linha", continua.
Élison, então, responde sobre a atitude do Botafogo-PB ao vender o mando de campo. Ele explica que a maior parte da torcida gostou.
Isso porque o jogo no Almeidão teria torcida dividida, o que incomodou os torcedores locais. Como o time de maior torcida do mundo e do Brasil, os rubro-negros teriam grande representatividade no estádio. Por isso, os torcedores do Botafogo-PB preferiram que o clube vendesse o mando para São Luís do Maranhão, por mais de R$ 6 milhões.
"A venda de mando de campo foi bem vista pelo botafoguense médio, ou mais especificamente dos que se manifestam nas redes sociais, que são boa parte dos que frequentam estádio nos últimos anos. Mais do que por achar que a questão financeira pode ser importante para reforçar o time para a disputa da Série C, uma vez que o acesso é a prioridade do clube há 12 temporadas, e também porque o Flamengo é o grande 'rival' daqueles que acham que as pessoas de João Pessoa ou da Paraíba torçam por equipes de fora do estado", explica.
Os flamenguistas são numerosos no Nordeste, o que faz com que os torcedores do Belo, como é conhecido o clube, gostem de ver os rubro-negros longe do time.
"Por isso, preferem que os rubro-negros paraibanos e de cidades dos estados vizinhos não tenham a oportunidade de ver o time carioca jogar no Almeidão do que presenciar na sua casa uma partida contra uma das melhores equipes do Brasil", finaliza.
Botafogo-PB x Flamengo acontece na quinta-feira (1º), às 20h (horário de Brasília), no Estádio Castelão, de São Luís.