Jogada10
·18. November 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·18. November 2024
A Seleção Brasileira enfrentará o Uruguai nesta terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil, aliás, tem um bom restrospecto a seu favor: como mandante, não perde para a Celeste há mais de 30 anos.
A última derrota foi no dia 24 de novembro de 1992, em um amistoso na Paraíba. Naquela ocasião, Edmundo abriu o placar para o Brasil, mas Nelson Cabrera e Hugo Guerra viraram para selar a vitória uruguaia.
Depois disso, as seleções se enfrentaram oito vezes sob mando brasileiro, com cinco triunfos da Seleção e três empates. Por outro lado, o técnico Dorival Júnior mantém pés no chão contra a Celeste.
“Tenho repetido que as seleções sul-americanas têm crescido bastante ultimamente. Com o Uruguai não é diferente. É uma equipe com muito dinamismo, com marcação forte em todos os setores e com jogadores de bastante qualidade técnica, espalhados por vários clubes do mundo”, disse, em entrevista coletiva na tarde dessa segunda (18) na capital baiana.
Além do bom desempenho nos últimos jogos, o Brasil também nunca perdeu uma única partida que disputou na Bahia. Ao todo, a Seleção Brasileira realizou 21 jogos em Salvador, com 15 vitórias e seis empates.
Brasil e Uruguai se enfrentaram duas vezes na Bahia. O primeiro jogo aconteceu pela Copa América de 1983, com empate por 1 a 1. Em 1995, a Seleção superou os uruguaios por 2 a 0 em amistoso.
Na região Nordeste, a Seleção também carrega um bom retrospecto. Em 65 jogos, foram 47 vitórias, 15 empates e somente três derrotas. A última delas em 2002, logo após a conquista do penta, na despedida de Felipão, quando o Brasil perdeu para o Paraguai por 1 a 0, no Castelão, em Fortaleza. Desde então, já são 14 jogos sem derrota, com 10 vitórias e cinco empates.
Com 17 pontos, o Brasil, afinal, é o quarto colocado nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026, atrás de Argentina (22), Uruguai (19) e Colômbia (19).