Jogada10
·23. Juli 2025
Brasil goleia Paraguai e já está na semifinal da Copa América feminina

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·23. Juli 2025
O Brasil confirmou o seu favoritismo e venceu o Paraguai por 3 a 1 na noite desta terça-feira, pela 4ª rodada da Copa América Feminina. O jogo no Estádio Chillogallo, em Quito (o Equador é sede da competição), teve em Yasmin o destaque brazuca. A lateral-esquerda fez dois gols praticamente idênticos. Afinal, cobrou duas faltas fechadas pela direita, no primeiro tempo, que morreram direto na rede. Amanda Gutierrez fez o outro gol. Para o Paraguai, o tento foi da maior revelação do futebol feminino em 2025: a atacante Claudia Martínez. Com menos de 17 anos, fez belo gol — o seu quinto na competição.
Como o técnico Arthur Elias disse na véspera, o Brasil fez seu melhor jogo na competição.Este triunfo classificou o Brasil para a semifinal dacompetição. O time chegou aos 9 pontos, liderando o Grupo B. A Colômbia, que goleou a Bolívia por 8 a 0 na preliminar, tem 7 pontos. Em segundo aparecem Venezuela (4), Paraguai (3) e Bolívia (zero). Resta mais uma rodada para o fim da fase de grupos. Nesta sexta-feira, jogam Brasil x Bolívia e Paraguai x Venezuela, ambos às 21h (de Brasília).
Seleção goleia o Paraguai e se garante na semifinal da Copa América. Marta começou como titular, mas passa em branco
Fotos : Lívia Villas Boas / CBF
Vale lembrar que esta edição da Copa América conta com dois grupos de cinco equipes. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente para a semifinal. O campeão e o vice garantem vaga nos Jogos Olímpicos de 2028. Mas os times que terminarem em terceiro, quarto e quinto lugares disputarão os Jogos Pan-Americanos de 2027, no Peru. Porém, caso o Peru fique entre os cinco primeiros, o sexto colocado geral também se classificará para o Pan.
O Brasil impôs sua maior técnica durante todo o primeiro tempo. Com três zagueiras e as laterais-alas Luany e Yasmin, o time sufocou a intermediária das rivais e conseguiu abrir boa vantagem de 2 a 0 nos 45 minutos iniciais, em dois lances idênticos com Yasmin. Aos 26 minutos: falta pela direita. A lateral-esquerda cobrou fechado. A bola passou por todas as jogadoras e entrou no canto direito da goleira Belotto. Aos 38, repeteco. Falta pela direita. Yasmin cobrou fechado e, repeteco: a bola passou por todas as jogadoras e morreu no cantinho direito da goleira Belotto. Gol gêmeo.
No segundo tempo, o Paraguai chegou a ter um lance de perigo aos dois minutos. A atacante Claudia Martínez, joia de 17 anos, bateu forte de fora da área para defesa sensacional de Lorena. Mas as paraguaias ficaram com dez logo aos 4 minutos: Arrieta, que já tinha amarelo, fez falta e levou o vermelho. Em cima, o Brasil buscava jogadas com Marta. Mas foi Amanda Gutierrez quem mandou para a rede, com um chute seco no canto direito de Belotto, aos 14.
Aos 19 anos, Claudia Martínez é extra-classe, mesmo tão jovem. A paraguaia aproveitou um passe no fogo de Mariza para Isa Haas, ganhou da zagueira e bateu na saída de Lorena, fazendo p gol de sua seleção e seu quinto na competição (em três jogos).
Mas o Brasil sobrava. Até o fim do jogo, teve pelo menos seis ótimas chances, duas delas na trave. E fez mais um gol, Aliás belíssimo, com Duda Sampaio recebendo passe de Angelina e, na entrada da área, batendo de virada no ângulo de Belotto.
Copa América Feminina – Grupo B – 4ª rodada Data-Hora: 22/7/2025 Local: Estádio Chilogallo, Quito (EQU) Gols: Yasmin, 26’/2ºT (0-1); Yasmin (0-2); Amanda Gutierrez, 14’/2º (0-3); Claudia Martínez, 19’/2ºT (1-3); Duda Sampaio, 30’/2ºT (1-4) PARAGUAI: Soledad Belotto; Bogarin, Barbosa, Arrieta e Barreto (De León, 41’/2ºT); Garcete, Riveros (Bareiro, 8’/2ºT) e Fiorella Martinez (Rena Ojeda, 32’/2ºT); Cindy Ramos, Chamorro (Acosta, 32’/2ºT) e Claudia Martínez (Diana Benítez, 32’/2ºT). Técnico: Fabio Funkumoto BRASIL: Lorena; Antonia, Isa Haas e Mariza (Kaká, 33’/2ºT); Luany, Duda Sampaio, Luany, Marta (Dudinha, 20’/2ºT), Kerolin (Angelina, Intervalo) e Yasmin (Fatima Dutra, Intervalo); Amanda Gutierres e Gio Garbelini (Jhonson, 20’/2ºT). Técnico: Arthur Elias Árbitra: Dione Rissios (CHI) Assistentes: Marcia Castillo (CHI) e Leslie Vasquez (CHI) Cartões Amarelos: Arrieta (PAR); Isa Haas, Jhonson (BRA) Cartões Vermelhos: Arrieta (PAR, 4’/2ºT)