Coluna do Fla
·6. Februar 2026
Brasileirão sofre mudança drástica no regulamento

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·6. Februar 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma importante mudança no regulamento da Série B do Brasileirão nesta quinta-feira (05). Se antes os quatro primeiros colocados tinham vaga direta na Série A, a partir de 2026, somente os dois primeiros vão se garantir na elite.
No entanto, não reduziu o número de times que sobem no Brasileirão. Isso porque, um playoff foi criado para dar mais emoção à luta pelo acesso. Assim sendo, o terceiro colocado encara o sexto, e o quarto pega o quinto, no modelo ida e volta, com o melhor colocado decidindo em casa. Quem ganhar, joga a Série A.
A medida foi aprovada no Conselho Técnico da CBF, realizado no Rio de Janeiro. Dos 20 times que jogam a competição, 17 foram a favor da alteração. Somente Sport, Náutico e Fortaleza não gostaram a ideia. Os pernambucanos esperavam o modelo antigo seguisse, já o cearense queria o mata-mata apenas entre o quarto e o quinto, dando vaga direta ao terceiro.
Além da alteração no regulamento, a Série B do Brasileirão também teve outra mudança definida nesta quinta-feira (05). Se antes estava prevista uma pausa durante a Copa do Mundo, agora, o torneio seguirá normalmente enquanto acontece o Mundial, atendendo o pedido dos clubes.
Portanto, a Série B do Brasileirão sem pausas começa no dia 21 de março e tem finalização prevista para 28 de novembro. No entanto, com a inclusão dos mata-matas, a CBF ainda precisa definir se mantém a mesma data para o encerramento da competição.
Para o Flamengo, a mudança na Série B do Brasileirão pouco impacta, já que o Mengão nunca caiu. Contudo, o Rubro-Negro enfrentará em 2026 quatro times que saíram da segundona no ano passado: Athletico-PR, Coritiba, Remo e Chapecoense.








































