Zerozero
·19. August 2025
Bruno Lage: «Ambiente na Turquia? Vai ser parecido ao Inferno da Luz»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·19. August 2025
Bruno Lage fez, esta terça-feira, a antevisão ao jogo com o Fenerbahçe, referente à 1ª mão do playoff de acesso á fase de liga da Liga dos Campeões, e abordou vários temas. Além do jogo, o técnico encarnado falou bastante da relação e declarações de Mourinho, o futuro de Akturkoglu e o ambiente que é esperado na Turquia.
Preparação e mentalidade para o jogo: «A equipa tem mentalidade de continuar o trabalho realizado. A pré-época mais curta da história do Benfica. Mérito total dos jogadores. Temos de olhar para a frente. Os jogadores praticamente não tiveram férias, chegaram e entraram logo em competição. Estou satisfeito, mas sinto que temos muito para dar. Neste momento, o mais importante é dar continuidade»
Akturkoglu pode decidir? «Não vou responder. Não disse a equipa aos jogadores. Tem sido um jogador importante, pelo registo da época passada e como iniciou esta
Declarações de Mourinho: «Considero-o o melhor treinador de Setúbal e muitos arredores. É algo interessante para o jogo, sermos da mesma cidade. O que importa, neste momento, é que não é o jogo do Bruno contra Mourinho, mas sim Benfica contra Fenerbahçe. Poderíamos pensar num encontro numa fase mais adiantada da competição do que neste momento. Independentemente do respeito e admiração que tenho por ele, o que está na minha cabeça é fazer o melhor da minha competência para ajudar o Benfica a ter um bom resultado, levar o jogo para a Luz e garantir a qualificação para a Liga dos Campeões.»
Semelhanças e diferenças com Mourinho: «Recordo o que aconteceu há 20 anos. Enquanto ele vencia a Taça UEFA, eu subia da 2ª divisão, com o Vendas Novas. Em 2004, quando ele ganhou a Liga dos Campeões, eu vencia o meu primeiro título pelo Benfica. Como setubalense, vejo com grande orgulho tudo o que ele fez. Toda a admiração, amizade que o meu pai tem por ele, fica de lado amanhã.»
Possibilidade de ser o primeiro treinador do Benfica a vencer na Turquia: «O mais importante é que se vão defrontar dois treinadores com amizade e admiração. Na nossa cabeça, está a vitória, que é o mais importante. Não é o Bruno que vai vencer o treinador adversário, mas sim o Benfica que vai fazer tudo para avançar.»
Pode haver coelhos na cartola? «Claro que sim. Na Eusebio Cup foi notório que ninguém esperava este duelo na Champions. Tentamos sempre antecipar o que vem do outro lado, mas o mais importante é estar consciente do nosso trabalho para amanhã.»
Preparação para o ambiente na Turquia: «Tem assistido aos jogos na Luz? Vai ser um inferno parecido. Estamos preparados para isso.»
Milhões gastos pelo Benfica e favoritismo: «Conhecem o mister Mourinho melhor que eu. O que posso afirmar, porque tenho conhecimento do futebol turco, é que nenhum clube português pode pagar o que os clubes turcos de topo pagam.»
Registo de Mourinho contra o Benfica: «Não adiciona pressão. Eliminatória é importante para ambas as equipas. Não é Mourinho contra Benfica. Eliminatória é 50/50. É muito importante para ambas as equipas e treinadores.»
Futuro de Akturkoglu: «Há uma proposta. Até final de mercado, quer Aktur, quer qualquer jogador, pode receber propostas. Vamos vivendo o momento. O nosso foco, e do Aktur, é ajudar a equipa do Benfica no jogo de amanhã.»
Jogar em Istambul é vantagem ou desvantagem: «Contrariamente ao Benfica, o Fenerbahçe vem de um resultado menos positivo e acho que os adeptos vão querer puxar pela equipa. Temos a experiência suficiente. Jogamos bem fora, estamos habituados a estes jogos.»
Akturkoglu e a decisão de jogar 5 minutos frente ao Nice: «Foi uma decisão desportiva. Temos um plantel vasto. O jogador que jogou na posição dele, tem estado muito bem. O Prestianni tem entrado, Cabe-me decidir o melhor para a equipa. O Aktur terminou uma época longa, começou esta muito bem preparado, mudou o número, é o nosso número sete. Começou a época bem, com golos. O importante para todos é o que podemos fazer amanhã. Temos um longo percurso na temporada.»
Algum jogador turco que goste na liga turca: «Gosto do Aktur e do Kokçu. Fizeram talvez as melhores épocas da carreira sob a minha liderança.»