Coluna do Fla
·20. August 2025
CBF confirma impedimento semiautomático para 2026

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·20. August 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do presidente Samir Xaud, confirmou que as competições nacionais terão impedimento semiautomático a partir de 2026. O mandatário afirmou que os dois principais torneios da entidade – Brasileirão e Copa do Brasil – contarão com a novidade.
— Investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta. Estamos trabalhando. Será no Brasileiro e na Copa do Brasil, nas principais competições da CBF. Então a gente quer dar o início a essa ferramenta importante —, disse Xaud, em entrevista ao SporTV.
— Acredito que vai ser muito útil para dar uma lisura a mais para as nossas competições. Nesses últimos meses, a gente viu uma redução dos erros de arbitragem. É um assunto que a gente tem como prioridade. A gente tá vendo a arbitragem com outros olhos. Queremos que seja a melhor arbitragem do mundo —, acrescentou o presidente.
Atualmente, a CBF gasta, por jogo, R$ 20 mil. Desse modo, com o impedimento semiautomático, o valor passará para R$ 100 mil por duelo, estima a Confederação. Isso porque, com a tecnologia, é preciso que o estádio tenha 12 câmeras especiais.
O impedimento semiautomático oferece recurso tecnológico para desenvolver uma recriação 3D do lance, que é apresentado para análises dos árbitros envolvidos nas partidas. Ou seja, um apoio das máquinas com os juízes. O sistema se popularizou na Copa do Mundo do Catar, em 2022. A tecnologia também foi utilizada na Champions League e na Copa do Mundo de Clubes de 2025.