Manchester City F.C.
·14. Januar 2025
In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·14. Januar 2025
Time de Pep Guardiola domina o jogo, abre 2 a 0 com dois gols de Phil Foden no segundo tempo, mas toma o gol de empate nos acréscimos e desperdiça dois pontos importantes na Premier League.
Com oito mudanças em relação ao time que goleou o Salford por 8 a 0 na Copa da Inglaterra, Pep Guardiola promoveu os retornos de Ortega Moreno, Gvardiol, Akanji, Kovacic, De Bruyne, Bernardo Silva, Phil Foden e Erling Haaland à equipe titular. E em uma noite gelada, de 7ºC em Londres, o City começou tomando a iniciativa, enquanto o Brentford contava com o apoio da torcida e rápidos contra-ataques para ameaçar a meta de Ortega Moreno.
A primeira finalização do City saiu aos sete minutos do 1º tempo. O croata Gvardiol recebeu na entrada da área e arriscou de perna direita, mas o chute saiu fraco, facilitando a defesa do goleiro Mark Flekken. Aos 12 minutos, a primeira chegada perigosa dos donos da casa. Em cruzamento na área, Wissa chegou segundos atrasado, não conseguindo arrematar e desperdiçando o que seria uma excelente oportunidade para o Brentford.
Aos 14 minutos, o camisa 19 Mbeumo recebeu já dentro da área, cortou para a perna esquerda e bateu para o gol, exigindo ótima defesa do goleiro Ortega Moreno, que mandou a bola para escanteio. Pouco depois, novamente o francês Wissa, muito acionado, partiu para cima de Akanji e finalizou cruzado, mas a bola saiu à direita da meta do Manchester City.
Aos 22, o capitão Kevin De Bruyne puxou para a perna esquerda e cruzou com açúcar na direção de Erling Haaland. O camisa 09 cabeceou bem, mas a bola caprichosamente passou tirando tinta da trave, para lamentação do centroavante norueguês. Aos 26, chance de ouro para os Blues. De Bruyne deu ótimo passe em profundidade para Matheus Nunes, que saiu cara a cara com o goleiro. Quando podia já ter finalizado, o camisa 27 tentou mais um drible, sendo desarmado e perdendo a oportunidade de chutar ao gol.
Melhor em campo, o City seguiu ameaçando. Aos 33 minutos, em jogada ensaiada após cobrança de escanteio, o belga De Bruyne passou para trás e Kovacic chegou batendo de primeira, da entrada da área, mas a tentativa foi para fora. A pressão dos Blues seguiu logo depois, quando Gvardiol acionou Kevin De Bruyne, que rapidamente lançou Erling Haaland. O norueguês invadiu a área e finalizou de canhota, mas Mark Flekken mergulhou bem para defender com tranquilidade.
E foi isso em um bom 1º tempo de futebol em Londres, com domínio do City, mas placar zerado no Gtech Community Stadium.
O City começou a etapa final da mesma forma que terminou a primeira, pressionando o Brentford. Aos 49 minutos, quase um golaço de Savinho. O camisa 26 arrancou, partiu para cima da marcação e finalizou com consciência, mas o chute carimbou a trave, para desespero do brasileiro, que já estava pronto para sair para o abraço.
Aos 51 minutos, Matheus Nunes recebeu pelo lado direito do ataque e cruzou na medida para Haaland, mas a cabeçada do centroavante do City foi no meio do gol, para defesa segura do goleiro do Brentford.
Seis minutos depois, Savinho disparou pelo lado esquerdo e Kevin De Bruyne lançou o brasileiro, que arriscou firme de canhota, acertando a rede, mas pelo lado de fora. De tanto insistir, o City abriu placar aos 66 minutos. De Bruyne cruzou com as mãos e Phil Foden bateu de primeira. A bola ainda beijou a trave, antes de morrer no fundo da rede, para alegria dos torcedores do City no Gtech Stadium.
Logo em seguida, quase o empate dos donos da casa. Mbeumo recebeu em profundidade, passou por Ortega Moreno e cruzou rasteiro para Wissa, que bateu de primeira, mas Nathan Ake se atirou na bola e evitou o que seria o gol de empate do Brentford.
E aos 78 minutos, a superioridade do City durante todo a partida se traduziu no segundo gol dos Blues. O brasileiro invadiu a área, bateu forte de perna esquerda e Mark Flekken deu rebote, mas Phil Foden, de novo ele, estava lá para conferir de canhota e ampliar o placar para os comandados de Guardiola.
Porém, aos 81 minutos, o Brentford voltou para o jogo. Wissa recebeu cruzamento, Ake não conseguiu afastar o perigo e o atacante francês só teve o trabalho de esperar Ortega Moreno cair e mandar para o fundo da rede da City. Com o jogo lá e cá, Savinho quase fez o terceiro dos Blues em contra-ataque, mas Mark Flekken salvou com a pontinha dos dedos o que seria um belo gol do camisa 26.
Com o recuo do City, o Brentford se animou e encontrou o empate já nos acréscimos. Aos 91 minutos, bola levantada na área e Norgard cabeceou firme. Ortega Moreno até encostou na bola, mas nada pôde fazer para evitar a igualdade no placar, no que deu números finais ao confronto.
Com o empate, o City cai para a 7ª posição, com 35 pontos em 21 partidas, 11 atrás do líder Liverpool.
No próximo domingo (19), pela 22ª rodada da Premier League, o City encara o Ipswich Town, atual 18º colocado, fora de casa. A bola rola às 16h30 (Portugal), 13h30 (Brasil).
BRENTFORD: Flekken, Roerslev, Van den Berg, Collins, Norgaard, Damsgaard, Janelt, Jensen, Lewis-Potter, Wissa e Mbeumo.
Reservas: Valdimarsson, Henry, Schade, Carvalho, Mee, Yarmoliuk, Konak, Maghoma e Ji-soo.
CITY: Ortega Moreno, Nunes, Akanji, Ake, Gvardiol, Kovacic, De Bruyne (C), Bernardo, Savinho, Foden e Haaland.