DOMINIODEBOLA
·7. Februar 2026
Clubes da Liga chumbam partilha do mecanismo de solidariedade da UEFA com a Liga 2

In partnership with
Yahoo sportsDOMINIODEBOLA
·7. Februar 2026

Proposta não atingiu os 75% exigidos e foi travada em Assembleia Geral
Os clubes da Liga Portugal reprovaram, esta sexta-feira, a proposta de revalidação da distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA pelos emblemas da Liga 2.
A decisão foi tomada durante a continuação da Assembleia Geral extraordinária, realizada na sede da Liga, no Porto, após a reunião ter sido suspensa em janeiro. Em causa estava a manutenção do apoio financeiro aos clubes do segundo escalão, prática que vinha sendo seguida até às alterações regulamentares introduzidas pela UEFA em 2024.
Na votação secreta, a proposta reuniu apenas 12 votos favoráveis e seis contra, ficando aquém dos 75% necessários para ser aprovada — seriam precisos, pelo menos, 14 votos.
Recorde-se que, em 2024, os clubes da Primeira Liga tinham aprovado a continuidade deste mecanismo. No entanto, no início de 2026, tornou-se evidente que existia oposição suficiente para inviabilizar novamente a medida, o que levou ao adiamento da decisão para esta nova reunião.
De acordo com informações apuradas junto de fontes presentes na Assembleia, Arouca, Famalicão, Rio Ave, Santa Clara e Moreirense estarão entre os clubes que votaram contra. O Gil Vicente chegou a ser apontado como um dos opositores, mas desmentiu essa posição.
A reunião decorreu sob a liderança do presidente da Liga, Reinaldo Teixeira, e deixa, para já, os clubes da Liga 2 fora da distribuição direta das verbas de solidariedade da UEFA, podendo o tema voltar à discussão numa futura assembleia.
Com este chumbo, reforça-se a divisão entre os clubes dos dois principais escalões do futebol português em torno da repartição das receitas europeias.








































