Clubes mexicanos vivem impasse para o Mundial de Clubes 2025 | OneFootball

Clubes mexicanos vivem impasse para o Mundial de Clubes 2025 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·7. November 2024

Clubes mexicanos vivem impasse para o Mundial de Clubes 2025

Artikelbild:Clubes mexicanos vivem impasse para o Mundial de Clubes 2025

Por uma questão de regulamento, o quadro de participantes do Mundial de Clubes 2025 vai sofrer uma alteração. Isso porque, inicialmente qualificados para a competição, León e Pachuca não vão poder participar juntos do torneio que irá ocorrer nos Estados Unidos.

Dieser Browser wird nicht unterstützt. Bitte verwenden Sie einen anderen Browser oder installieren Sie die App

video-poster

O ponto que impede os dois clubes mexicanos de disputarem o Mundial é de caráter burocrático. Ambos pertencem ao mesmo conglomerado esportivo, gerenciado pelo empresário Jesús Martínez Patiño. O proprietário do Grupo Pachuca, além dos clubes citados, possui uma rede com outras entidades no país (Mineros de Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala), mas não fica restrito a isso. O alcance de Patiño chega ao futebol sul-americano, já que detêm o controle acionário também do Talleres, na Argentina, e do Everton, no Chile.


OneFootball Videos


Nesta semana, a Fifa divulgou o conjunto de regras para o torneio que deve ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho do próximo ano. E um dos pontos é, justamente, a proibição de dois clubes do mesmo conglomerado esportivo participarem do torneio. Assim, a entidade que rege o futebol no planeta fez contato com a alta cúpula do Grupo Pachuca onde solicita a escolha de León ou Pachuca para disputar a competição.

Artikelbild:Clubes mexicanos vivem impasse para o Mundial de Clubes 2025

Dono do Grupo Pachuca, Jesús Martínez vai ter de tomar uma difícil decisão – Foto: Hector Vivas/Getty Images

Com esse cenário, inegavelmente, uma vaga adicional vai se abrir para a participação de outra equipe. Porém, não há maiores informações (tanto oficialmente como nos bastidores) de como a Fifa pretende preencher essa lacuna.

Relembre o novo formato

O novo Mundial de Clubes está programado para ocorrer com 32 participantes, mudando o anterior formato onde apenas campeões continentais e o campeão nacional do país sede se qualificava. Agora, o sistema de disputa é idêntico ao das recentes edições da Copa do Mundo: oito grupos com quatro integrantes cada, disputa em turno único e classificação dos dois primeiros colocados de cada chave para as oitavas de final. A partir daí, jogos únicos até a decisão para determinar o campeão. A diferença fica por conta de que não está prevista a disputa do terceiro lugar.

Além da escolha entre León e Pachuca, o único ocupante de vaga a ser definido vai ser via título da Libertadores deste ano, definida no próximo dia 30 de novembro, em Atlético-MG x Botafogo.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreads, TwitterInstagram e Facebook.

Impressum des Publishers ansehen