Coluna do Fla
·3. Februar 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·3. Februar 2025
O Campeonato Carioca de Futebol atravessou diversas fases no percurso de sua destacada História, desde o seu surgimento no ano de 1906. O fato do Rio de Janeiro ter sido a Capital do Brasil até 1960 fazia com que as informações, inclusive desportivas, emanadas a partir da Cidade Maravilhosa rapidamente alcançassem outras Regiões do País. A realidade descrita incentivava que tais notícias, originadas no centro do poder político federal, fossem consumidas por brasileiros de todas as localidades, origens, profissões e etnias, de variados contextos sociais.
Os Clubes de Futebol deste Estado foram beneficiados por tais circunstâncias e tornaram-se conhecidos no território nacional de forma célere, angariando adeptos ou torcedores fora das suas divisas geográficas, muitas vezes rivalizando simpatias em outras Unidades da Federação.
Destaque-se que, no princípio, as Equipes eram formadas, compostas e sustentadas basicamente pelos habitantes, fábricas e comércios de seus respectivos Bairros. Afinal, no início do Século XX havia muitas dificuldades nos universos da infraestrutura e tecnologia, dentre elas as restritas capacidades de comunicação e deslocamento. O torneio se limitava quase que à Cidade do Rio de Janeiro. No máximo, incluía competidores de Niterói, localizada no lado oposto da Baía de Guanabara.
O desenvolvimento e a evolução do País nas décadas seguintes permitiram que esta competição avançasse, passando a contemplar outras equipes e localidades, transformando-se, embora com entraves, em uma disputa Estadual. O melhor exemplo deste processo evolutivo se fez representar no Campeonato Carioca de 2024, quando, após uma difícil primeira fase de pontos corridos, que classificou quatro semifinalistas, as Finais aconteceram em dois jogos antagonizados por Flamengo e Nova Iguaçu, Clube radicado em município que ostenta o mesmo nome. Neste Artigo, pretende-se expor o desempenho de todas as Instituições Desportivas do Rio de Janeiro, com seus respectivos Títulos, durante a relevante trajetória compreendida entre o ano de 1906 e o certame realizado no primeiro semestre de 2024.
No entanto, para que possíveis avaliações estejam compatíveis com a evolução dos parâmetros e se apresentem em absoluta sintonia com uma nova realidade desafiadora, as estatísticas referentes aos vencedores de cada Campeonato Carioca serão fracionadas em três ciclos distintos. As justificativas estão descritas nos próprios textos subsequentes. Eis, abaixo, os números resgatados dos anais:
De 1906 a 1970 – Início da Competição até o ano em que a Seleção Brasileira alcançou o Tricampeonato Mundial, assumindo a posse definitiva da Taça Jules Rimet, concedida pela FIFA. Representa, ainda, um outro significativo marco: a Copa de 1970, realizada no México, foi a primeira a ser transmitida pela TV, ao vivo, via satélite e a cores, embora o sinal não alcançasse todo o Brasil.
Ressalte-se que durante este período de 65 (sessenta e cinco) anos houve a consagração de 73 (setenta e três) Campeões Cariocas, em razão da duplicidade incidente em 8 (oito) ocasiões (amador e profissional), conforme narrado em Artigo anterior.
Fluminense – 19 Flamengo – 15 Botafogo – 14 Vasco – 13 América – 7 Bangu – 2 São Cristóvão – 2 Paissandu – 1
De 1971 a 2000 – Encerramento do Século XX No transcurso desses 30 (trinta) anos, homologou-se 31 (trinta e um) Campeões, em razão da realização de dois Campeonatos no ano de 1979, (simbolizando o último e o primeiro, antes e depois, da fusão entre a antiga Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro). Este tema foi tratado em Artigo anterior.
Flamengo – 11 Fluminense – 9 Vasco – 8 Botafogo – 3
De 2001 a 2024 – Século XXI Neste espaço de tempo aconteceram 24 (vinte e quatro) Campeonatos com 24 Campeões. O Flamengo venceu a metade dos disputados.
Flamengo – 12 Fluminense – 5 Botafogo – 4 Vasco – 3
Analisando-se com olhar acurado os dados discorridos acima, verifica-se que a Instituição detentora da maior Torcida do RJ e do Brasil vem potencializando esta sua singular característica e auferindo, nas últimas décadas, resultados consistentes nos aspectos organizacionais, econômicos e desportivos.
Em paralelo, o Flamengo, hoje detentor de orçamentos anuais bilionários, tem assumido e incorporado nos seus normativos e instâncias deliberativas compromissos com parâmetros de gestão cada vez mais eficientes e eficazes que transcendem eventuais Diretorias à frente do Clube.
Este consciente posicionamento de caráter empresarial viabilizou o atingimento de estatísticas no âmbito estadual que, além de explicitar uma crescente afirmação, ousa situar o Flamengo em lugar de verdadeiro protagonista no atual cenário do Futebol do Rio de Janeiro, conforme se constata nos números e percentuais abaixo discriminados:
*Nos últimos 50 anos (1975 a 2024), o Flamengo venceu 21 Campeonatos Cariocas em 51 realizados, o equivalente a 41,2% do total.
**Nos últimos 40 anos (1985 a 2024), o Flamengo venceu 17 Campeonatos Cariocas em 40 promovidos, o que perfaz um índice de 42,5% de aproveitamento.
***Finalizando, faz-se importante observar as estatísticas dos recentes períodos de 30 anos (1995 a 2024), 20 anos (2005 a 2024) e 10 anos (2015 a 2024): o Flamengo venceu, respectivamente, 15, 10 e 5 vezes, exatos 50% (a metade) dos Campeonatos Cariocas disputados em cada um desses intervalos de tempo, consolidando-se como a maior Força do Futebol no Estado do Rio de Janeiro e uma das principais do Brasil.
AUTOR: Engº Civil Henrique Luduvice Ex-Presidente do CREA/DF, MÚTUA e CONFEA Sócio do Flamengo há 40 anos. Membro Nato do Conselho Deliberativo
OBS: a Coluna do Torcedor é uma produção independente, que não diz respeito à produção da equipe de redação/reportagem do Coluna do Fla. Portanto, as opiniões e dados apresentados estão diretamente ligados ao referido autor.
Você também pode ter seu texto publicado no Colunadofla.com, enviando-o através do email redacao@colunadofla.com!