
Gazeta Esportiva.com
·21. Oktober 2025
Conheça Erasmo Damiani, novo executivo da base do Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21. Oktober 2025
O Corinthians agiu rápido e já definiu a contratação de um novo executivo para as categorias de base. O profissional escolhido pelo presidente Osmar Stabile foi Erasmo Damiani, dirigente que acumula passagens de sucesso pela base de clubes ao redor do país e até da Seleção Brasileira.
A primeira experiência de Erasmo Damiani no esporte não foi no futebol. Durante a sua juventude, ele foi um atleta de atletismo e chegou a competir por algumas equipes.
Damiani iniciou sua trajetória no futebol como preparador físico do Figueirense. Em 2004, passou a trabalhar como dirigente nas categorias de base do time catarinense. Ele fez sucesso pelo Figueira, conquistando o título da Copinha em 2008.
Erasmo chegou a assumir a gerência do futebol profissional do Figueirense, mas posteriormente deixou o clube e foi contratado pelo Athletico-PR. De lá, ele passou pela Secretaria de Esportes da Prefeitura de Florianópolis até chegar ao Palmeiras, em 2013, na gestão Paulo Nobre.
O profissional deu início ao processo de reestruturação da base alviverde, atualmente vitoriosa. O sucesso chamou a atenção da CBF, que o tirou do Verdão dois anos depois. Ele foi contratado para ser o coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira.
Por lá, Damiani retomou parceria com Rogério Micale, com quem já havia trabalhado no Figueirense. A reedição da dupla deu certo. Juntos, eles guiaram Neymar, Renato Augusto e companhia rumo à conquista do tão sonhado ouro olímpico, em 2016. Um ano depois, ambos foram demitidos após o fracasso no Sul-Americano sub-20.
Os últimos trabalhos de Erasmo como executivo de base foram pelo Atlético-MG e Botafogo. Pelo Galo, ele ajudou a montar o time que se sagrou campeão brasileiro sub-17 neste ano. Já a passagem pelo Rio de Janeiro foi curta. Após somente cinco meses no cargo, foi demitido sob justificativa de corte de gastos.
(Foto: Divulgação/Santos)
No Corinthians, Erasmo Damiani irá substituir Alex Brasil, desligado na semana passada. Ele trabalhará ao lado de Carlos Roberto Auricchio, o Nenê do Posto, diretor estatutário do futebol de base do Timão.
Juntos, eles terão a missão de contratar um novo treinador para o time sub-17, tendo em vista que Raphael Laruccia também foi demitido do cargo na última semana. O clube ainda planeja mudanças no departamento, que foi alvo de denúncias de corrupção no início da temporada.