Jogada10
·30. Oktober 2025
Conmebol abre processo disciplinar contra Plata por expulsão; Flamengo quer anular

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·30. Oktober 2025

Gonzalo Plata foi expulso no segundo tempo do jogo de volta da semifinal da Libertadores na classificação do Flamengo sobre o Racing, na Argentina, na última quarta-feira (29). Com isso, o atacante tende a ficar fora da final da competição continental, no dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. Entretanto, o jogador virou alvo de processo disciplinar por parte da Conmebol e pode pegar um gancho ainda maior.
A Conmebol oficializou o processo na tarde desta quinta-feira, enquadrando o equatoriano no artigo 14.1 (“conduta imprópria de jogadores e oficiais”). O artigo indica que a suspensão pode se estender por pelo menos duas partidas, ou por um período maior.

Plata em ação pelo Flamengo contra o Racing – Foto: Divulgação / Conmebol
O lance aconteceu quando Plata se envolveu em confusão com Marcos Rojo. O árbitro assistente Claudio Urrutia alegou que o equatoriano deu um “golpe, com o punho, nas genitais”, e Piero Maza aplicou o cartão vermelho direto. O VAR, entretanto, não teve nenhuma imagem conclusiva e a decisão coube principalmente ao assistente.
Depois disso, o Flamengo teve acesso à súmula do jogo da última quarta-feira, contra o Racing, na tarde desta quinta. O clube informou, por meio de nota oficial, que ainda estuda quais medidas tomará em relação ao caso.
Agora, o Flamengo, portanto, aguarda o vencedor do duelo entre Palmeiras e LDU, nesta quinta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, para saber quem terá pela frente na final – dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. A equipe rubro-negra pode ter ou não Gonzalo Plata.









































