Conmebol admite erro contra o Flamengo e explica “silêncio” do VAR em expulsão de Plata | OneFootball

Conmebol admite erro contra o Flamengo e explica “silêncio” do VAR em expulsão de Plata | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·19. September 2025

Conmebol admite erro contra o Flamengo e explica “silêncio” do VAR em expulsão de Plata

Artikelbild:Conmebol admite erro contra o Flamengo e explica “silêncio” do VAR em expulsão de Plata

Após a grande repercussão sobre a arbitragem de Andres Rojas no duelo entre Flamengo e Estudiantes-ARG pela Libertadores, a Conmebol se pronunciou nesta sexta-feira. A entidade sul-americana admitiu o erro na expulsão de Gonzalo Plata, no segundo tempo, além de explicar a não intervenção do VAR no lance.

“O atacante rubro-negro toca a bola e, posteriormente, o defensor acerta o pé do atacante. Ambos caem no chão e o lance NÃO configura falta do atacante. O arbitro observa a ação e pune INCORRETAMENTE o jogador do Flamengo, aplicando a ele o segundo cartão amarelo”, disse o narrador do vídeo oficial postado pelo Conmebol.


OneFootball Videos


Não intervenção do VAR

Em seguida, o narrador ressalta que o VAR não pode interferir em casos de SEGUNDO cartão amarelo.

“O VAR poderá intervir no jogo dentro das quatro situações revisáveis, são elas: gols, pênaltis, cartão vermelho direto e troca de identidade. Como nenhuma destas situações ocorreu, o VAR não pôde intervir”, finalizou.

Em seguida, nos áudios reais da cabine do VAR na hora da expulsão, os profissionais analisam o contato entre os jogadores e a região da falta, para ver se haveria uma possibilidade de recomendação para possível pênalti. Entretanto, como o lance aconteceu fora da área, nada pôde ser feito.

Vai se posicionar

Por meio de nota oficial, o Flamengo afirmou que entrará com uma representação na Conmebol contra a arbitragem de Andres Rojas.

“O Clube de Regatas do Flamengo vem a público comunicar que tomará providências junto à CONMEBOL sobre a atuação da arbitragem na partida contra o Estudiantes de La Plata, disputada nesta quinta-feira, pela CONMEBOL Libertadores. O que se viu em campo, protagonizado pelo árbitro colombiano Andres Rojas, foi um desfile de equívocos e decisões que extrapolaram o limite do erro humano, deixando evidente uma condução tendenciosa, com tratamento diferenciado para as duas equipes, comprometendo diretamente o resultado esportivo e a credibilidade da competição”, afirmou o clube em um trecho.

Impressum des Publishers ansehen