Esporte News Mundo
·24. April 2026
Conmebol aplica punição a Renato Gaúcho por conduta na Sul-Americana

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·24. April 2026

O técnico Renato Gaúcho foi punido pela Conmebol com três jogos de suspensão na Copa Sul-Americana. A decisão ocorreu após a conclusão de um processo disciplinar aberto pela entidade, motivado pela ausência do treinador na estreia do Vasco da Gama contra o Barracas Central, em Buenos Aires.
Na partida, que terminou empatada em 0 a 0 no Estádio Florencio Sola, Renato permaneceu no Rio de Janeiro ao lado de boa parte dos titulares, priorizando a preparação da equipe. Com isso, o auxiliar Marcelo Salles foi o responsável por comandar o time à beira do campo.
O clube carioca tentou reverter a situação e enviou uma defesa formal na última quarta-feira, mas não obteve sucesso. A Conmebol entendeu que houve infração ao artigo 11 do Código Disciplinar, que aborda os “princípios de conduta”.
Outro fator que contribuiu para a punição foram as declarações do treinador após a derrota por 2 a 1 para o Audax Italiano, em São Januário. Na ocasião, Renato criticou a arbitragem e fez comentários irônicos em relação à entidade sul-americana.
— Eu sempre falei que a prioridade do clube é o Brasileiro. Eu não viajei, me criticaram, e a Conmebol gritou lá… Será que a Conmebol vai gritar com o árbitro de hoje? Ou vão gritar comigo? A Conmebol tem que estar preocupada com quem vai apitar os jogos — disse o treinador.
Com a decisão, Renato Gaúcho ficará fora dos próximos três compromissos do Vasco na Sul-Americana.









































