AVANTE MEU TRICOLOR
·28. März 2025
Conmebol divulga árbitro para estreia do São Paulo na Libertadores: Tricolor marcou vida de chileno vetado por clube argentino

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·28. März 2025
A Conmebol anunciou na tarde desta sexta-feira (28) a arbitragem para a estreia do São Paulo na edição deste ano da Copa Libertadores, contra o Talleres, às 21h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira (2/4), em Córdoba, na Argentina.
O responsável pelo apito será o chileno Felipe González, que será auxiliado por Claudio Urrutia e Leslie Vasquez. Já o responsável pelo VAR será Benjamin Saravia. Todos eles são compatriotas do árbitro.
Árbitro desde 2019, González tem a vida marcada pelo Tricolor. Isso porque foi justamente um duelo do clube brasileiro, no caso contra o Tolima, em 2 de maio de 2023, pela Copa Sul-Americana (empate em 0 a 0, na Colômbia), o primeiro dele em uma competição continental de clubes. Antes, já havia apitado duelos do Sul-Anericano sub-19.
Foi a única vez que comandou uma partida do São Paulo, apesar de ter virado figurinha carimbada em duelos de brasileiros nas competições da Conmebol. Em uma delas criando grande polêmica.
González é vetado para jogos do San Lorenzo pela arbitragem no duelo de volta das oitavas de final da Libertadores do ano passado, em que os argentinos foram derrotados por 1 a 0 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte (MG).
Na ocasião, os jogadores do San Lorenzo reclamaram da arbitragem do chileno e alertaram para o fato dele ter passado o segundo tempo inteiro conversando com o compatriota Eduardo Vargas, jogador do clube mineiro na ocasião.
"O árbitro passou o segundo tempo inteiro conversando com o Vargas, provavelmente agora vão jantar juntos. Foi uma vergonha. Ele foi o décimo segundo jogador (do Atlético-MG). Fora que deu 10 minutos e não foram jogados. Foi um papelão", disse o zagueiro Gastón Campi, na ocasião.