
Gazeta Esportiva.com
·14. Oktober 2025
Conselho Deliberativo do Santos esclarece polêmicas sobre propostas do novo Estatuto

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·14. Oktober 2025
As propostas de alteração do Estatuto Social do Santos agitaram os torcedores. Enquanto alguns apoiaram, outros repudiaram o documento. Em meio a este cenário, a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo (CD) e a Comissão Permanente do Estatuto (CE) decidiram se posicionar nesta terça-feira.
Em nota divulgada por meio do site oficial do Alvinegro Praiano, os órgãos listaram uma série de fatores que gostariam de esclarecer, “diante da preocupante criação e disseminação de notícias falsas”.
Um dos temas mais importantes e com mais mudanças é a possibilidade de transformar o Santos em Sociedade Anônima do Futebol. A autorização para a implementação da Operação Societária deverá ser feita pela Diretoria Executiva. A solicitação, encaminhada para o presidente do Conselho Deliberativo, deverá conter descrição detalhada, opinião técnica de um terceiro especialista e relevância da operação.
Se houver a aprovação integral em Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, a Operação Societária será submetida à homologação da Assembleia Geral Extraordinária. Será aprovada se houver o voto afirmativo da maioria dos associados presentes.
Em caso de implementação da Operação Societária, o Santos deverá deter, no mínimo, 10% das ações ou quotas em que se divide o capital social votante e total da sociedade ou do fundo de investimento. Na atual, a obrigação é de, no mínimo, 51%.
O novo Estatuto coloca fim ao Comitê de Gestão, que não é citado em nenhuma das 87 páginas da minuta. Cria-se, então, a Diretoria Executiva, composta por: presidente do Santos, vice-presidente, diretores executivos de futebol, administrativo-financeiro, marketing e comunicação, operações, jurídico.
A partir da próxima eleição, previamente determinada para o terceiro sábado ou domingo do mês de outubro de 2026, as eleições subsequentes serão realizadas sempre no terceiro sábado ou domingo de outubro, sendo eleitos 100 Conselheiros e 30 suplentes, com mandatos de três anos, sendo permitidas reeleições. Ou seja, a proposta é diminuir o número de Conselheiros.
Para concorrer ao cargo de presidente do Peixe, foi incluído um novo requisito. É preciso ter, no mínimo, três mandatos completos no Conselho Deliberativo, excetuados os casos de afastamento para prestação de serviços junto à Diretoria Executiva do Clube, em cargos não remunerados e desde que tenha exercido estes pelo mesmo período de seu mandato no CD.
“Diante da preocupante criação e disseminação de notícias falsas sobre a proposta de reforma do estatuto do Santos Futebol Clube, constatada nos últimos dias em canais dedicados à cobertura diária do Clube, a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Santos FC e a Comissão Permanente do Estatuto (CE) esclarecem aos torcedores santistas que:
– não é verdadeira a informação de que o voto online será extinto; trata-se de um direito e uma comodidade dos sócios. Portanto, assim permanecerá;
– não é verdadeira a informação de que o novo texto será votado em bloco único. A votação dos Conselheiros será setorizada por assunto e de acordo com as emendas encaminhadas pelos conselheiros. Terminada esta fase, haverá a votação de aprovação ou reprovação do estatuto.
– não é verdadeira a informação de que o Comitê de Gestão participou da elaboração do texto final da proposta. Trata-se de trabalho exclusivo da CE;
– o Conselho Deliberativo contratou a assessoria do maior escritório do País especializado em Sociedade Anônima do Futebol (SAF): o Monteiro de Castro Setoguti Advogados, que tem como sócio o Dr. Rodrigo Monteiro de Castro, autoridade no assunto e um dos criadores da Lei da SAF no Brasil;
– A CE apresentou a proposta aos Conselheiros na reunião do CD do último dia 9 de outubro. É apenas a primeira etapa do processo para a melhoria e modernização do nosso Estatuto. A partir dessa data, cada integrante do órgão tem 30 dias para apresentar quantas emendas quiser. O texto final só será votado pelo CD depois que cada uma das emendas – que podem ser de adição e/ou subtração do que está na proposta apresentada – for analisada;
– Nenhuma mudança entrará em vigor sem a aprovação dos Conselheiros e, na sequência, dos sócios em Assembleia Geral;
Esperamos, assim, contribuir para interromper essa sequência de desinformação e notícias falsas sobre o tema que tanto mal faz ao Clube e a seus torcedores.
Aproveitamos também para pedir a essas pessoas que criam e disseminam notícias falsas apenas com o intuito de tumultuar o ambiente e manipular informação, que deixem a vaidade e os interesses pessoais de lado nesse momento e colaborem com a união que nosso time precisa nesta reta final do Campeonato Brasileiro.
Lembrem-se: o que nos une, e o motivo de todos estarmos aqui, é o amor pelo Santos Futebol Clube!
Presidência do Conselho Deliberativo
Presidência da Comissão de Estatuto“