Gazeta Esportiva.com
·13. Januar 2026
Copa Africana de Nações: quem chega mais forte às semifinais? Veja campanhas e destaques

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·13. Januar 2026

As semifinais da Copa Africana de Nações acontecem nesta quarta-feira. Senegal e Egito se enfrentam às 14h (de Brasília), enquanto Nigéria e Marrocos duelam às 17h (de Brasília). Confira a campanha e os destaques de cada uma das seleções remanescentes no torneio.
A seleção senegalesa vem se consolidando como uma potência no continente africano. Liderados por Sadio Mané, ex-Liverpool e Bayern de Munique, os senegaleses venceram Mali nas quartas e estão invictos até aqui na competição, com apenas dois gols sofridos. Senegal enfrentará o Egito, em uma reedição da final de 2022, quando acabaram vencendo nos pênaltis.
Mané participou de quatro gols em cinco jogos da Copa Africana de Nações e é o destaque da seleção até aqui.
Maior campeão da competição (sete títulos), o também invicto Egito confia no seu ataque para conseguir uma vaga na decisão. Mohamed Salah (Liverpool) e Omar Marmoush (Manchester City) são referência na equipe, que possui a maioria dos jogadores atuando no futebol local. Os comandados de Hossam Hassan venceram a Costa do Marfim em um emocionante 3 a 2 para chegar à semifinal.
Apesar de estar em má fase no Liverpool, Salah lidera os egípcios em participações para gol no torneio e é o vice-artilheiro. São quatro gols e uma assistência em cinco jogos disputados.
Melhor ataque da competição, a Nigéria enfrenta o anfitrião Marrocos e terá uma missão complicada. A seleção nigeriana não poderá contar com o meio-campista Wilfred Ndidi, suspenso por cartões amarelos. O time de Eric Chelle venceu a Argélia por 2 a 0 nas quartas de final. Victor Osimhen e Ademola Lookman somam 13 participações em gols, e são a esperança da equipe.
Lookman, atualmente na Atalanta, é o líder em participações, com sete em apenas quatro jogos. Foram três gols marcados e quatro assistências distribuídas.
Sem contar com Hakimi, lesionado, durante os primeiros jogos do torneio, a seleção marroquina fez valer o fator casa. Marrocos tomou apenas um gol nas cinco partidas da competição e está invicto, com quatro vitórias e um empate. A seleção comandada por Walid Regragui bateu Camarões nas quartas e chega com moral para a semifinal.
Brahim Díaz, atacante do Real Madrid, vem roubando a cena nesta edição da Copa Africana de Nações. O atacante marcou em todos os jogos até aqui e é o artilheiro da competição, com cinco gols.









































