OneFootball
·16. November 2025
Copa do Brasil 2026 terá 1º clube vegano das Américas 🍀

In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·16. November 2025

O Laguna SAF garantiu sua vaga na Copa do Brasil de 2026 e já vai começar a sua pré-temporada na próxima segunda (17).
O clube potiguar, conhecido por ser a primeira equipe vegana das Américas, será o terceiro representante do Rio Grande do Norte no torneio, que terá um novo formato a partir da próxima temporada.
A classificação veio graças à campanha no Campeonato Potiguar, no qual o experiente atacante Bill foi um dos destaques do clube, fundado em 2022, que também disputará a Série D em 2026.
O CEO Rafael Fernandes celebrou o avanço rápido da equipe, em entrevista ao ge, quando teve a vaga confirmada, em outubro.
Essa vaga confirma que o projeto está no caminho certo. Em pouco tempo, chegamos a competições nacionais importantes, reforçando a credibilidade do nosso modelo de gestão e o comprometimento de atletas e comissão técnica. É só um passo dentro de um plano muito maior.
O Laguna nasceu com a proposta de combinar desempenho esportivo, sustentabilidade e governança, com forte adesão a práticas profissionais e valores ESG – tornando-se uma das primeiras SAFs do país a seguir integralmente esse modelo.
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, ou em bom português: Ambiental, Social e Governança.
Este é um conceito, no mundo corporativo, usado para avaliar empresas e projetos não apenas pelo desempenho financeiro, mas também pelo impacto que têm na sociedade, no meio ambiente e na forma como são administrados.
Em três anos, a equipe soma dois vice-campeonatos estaduais, um título da Segunda Divisão, e um expressivo 3º lugar em sua estreia na elite em 2025, ficando atrás apenas de América-RN e ABC.
No ano, entre o profissional e o sub-20, foram 18 jogos e apenas uma derrota.
Um dos fundadores e técnico do time, Gustavo Nabinger, destacou o crescimento acelerado, também em entrevista ao ge.
Alcançamos resultados muito expressivos com orçamento enxuto e um modelo inovador de startup. Estreamos na primeira divisão de forma invicta até o segundo jogo das semifinais, disse.
A formação de atletas também é um pilar do projeto. Em três anos, 14 jogadores da base estrearam no profissional – incluindo o atacante Kaiky, vendido ao Botafogo em 2024 na maior transferência de um atleta formado no RN.
Os jovens ainda convivem com nomes experientes, como Bill, que segue no clube e atuou como auxiliar técnico do sub-20 no segundo semestre.
Ao ge, Fernandes projetou um novo salto para 2026 no Laguna FC.
Queremos crescer em estrutura e desempenho sem perder nossa essência: desenvolver jogadores, formar pessoas e competir em alto nível. Vamos manter a receita de unir jovens com fome de vitória a atletas experientes que dão liderança e equilíbrio.
Foto de destaque: Laguna FC/Raphafotografias84/Instagram/Reprodução









































