
Central do Timão
·22. Oktober 2025
Corinthians retoma núcleo de estudos com homenagens ao time feminino e homenagem a ídolo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22. Oktober 2025
Na noite desta terça-feira, 21, o teatro do Parque São Jorge recebeu o Encontro de Reestruturação do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO), evento promovido pelo Departamento Cultural do Alvinegro. Estiveram presentes associados e torcedores em geral, além de membros da diretoria e também o ex-jogador Basílio, que foi homenageado durante a reunião.
O encontro foi apresentado inicialmente pelo historiador do Corinthians Fernando Wanner, que fez um discurso sobre a importância histórica do ex-jogador Neco para o clube. O atacante e ídolo alvinegro atuou pelo clube entre 1913 e 1930, acumulando títulos e artilharias, além de ter se tornado um exemplo de corinthianismo fora dos gramados, sendo o primeiro honrado com um busto na sede corinthiana, ainda em 1929.
Foto: José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians
Wanner explicou que o nome do núcleo de estudos remeter a Neco é uma maneira de honrar a história deste ídolo corinthiano. Vale lembrar que o NECO foi fundado originalmente em 2015 com o objetivo de preservar a estudar a história do Corinthians em todas as suas dimensões, seja desportiva, cultural ou social.
Logo após a fala do historiador, o diretor cultural Rafael Castilho assumiu a palavra, celebrando a retomada dos trabalhos do núcleo. Antes, porém, foi feita uma homenagem à equipe feminina do Corinthians, que no final de semana conquistou o hexacampeonato da Copa Libertadores. Um vídeo de homenagem foi exibido e, em seguida, a diretora Iris Sesso e o presidente Osmar Stabile foram ao palco, com a taça do torneio continental.
Iris recebeu flores e discursou, destacando o planejamento do departamento para a Copa das Campeãs da FIFA, que será disputada entre janeiro e fevereiro de 2026 na Inglaterra. Stabile falou em seguida, afirmando que a diretoria dará todo o suporte à equipe para realizar uma boa campanha e reforçando o apoio da gestão à modalidade. Em seguida, todas as mulheres presentes no teatro foram convidadas a subir ao palco, para serem homenageadas com aplausos.
Em outro momento de tributo, o ex-jogador e ídolo corinthiano Basílio foi convidado a compor a mesa de debates. Neste momento, foi exposto no palco o troféu do Campeonato Paulista de 1977, conquistado com um gol do atacante diante da Ponte Preta no Morumbi em 13 de outubro daquele ano. Basílio foi convidado a falar sobre aquele dia, contando histórias e respondendo perguntas sobre os bastidores de antes e depois do título.
Em outro momento de sua fala, o ex-jogador ponderou a importância de se respeitar a história dos ídolos e ex-atletas do Alvinegro, como forma de preservação de seus legados ao clube. Também fez uma defesa do clube enquanto instituição, ao se dirigir para Stabile e dizer: “A marca do Corinthians é invendável”, sendo aplaudido em seguida pelos presentes.
Foto: José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians
Na sequência, o diretor fez um anúncio visando o Mês da Consciência Negra, em novembro. O departamento cultural está reunindo materiais e selecionando documentos para promover uma exposição sobre a história negra do Corinthians no museu localizado no átrio oeste da Neo Química Arena. Ainda não foram definidos todos os detalhes, que serão divulgados posteriormente.
A pauta então passou para detalhes da reestruturação do núcleo de estudos em si. Castilho apresentou os grupos de trabalho a partir dos quais as ações e campanhas do NECO passarão a ser desenvolvidas, contando não apenas com a colaboração de sócios, como também de qualquer torcedor interessado. Todos que desejarem fazer parte das atividades deverão se manifestar pelo e-mail neco@sccorinthians.com.br, indicando qual dos grupos gostaria de compor.
No momento, os grupos de trabalho definidos são: Teatro (planejamento de peças de teatro e similares), Memorial (preservação e digitalização do acervo histórico), Parque São Jorge 100 (celebração do centenário de fundação da sede), Invasão 50 (celebração dos 50 anos da invasão ao Maracanã em 1976), Corinthians das Nações (ações de aproximação com comunidades estrangeiras relacionadas ao clube), Educacional e Acadêmico (ações de aproximação com universidades e similares), Sarau da Fiel e Projeto “Coringonas” (ações de valorização da mulher corinthiana e combate ao machismo).
Já no final do encontro, foi promovida a exposição Fiel Torcida, em cartaz até 20 de dezembro no Memorial do Parque São Jorge, que dá espaço a 20 fotografias de torcedores – sete deles estavam presentes no encontro desta segunda-feira, sendo convidados a subir ao palco e explicarem suas obras.
Veja Mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Live