oGol.com.br
·17. Dezember 2025
Corinthians vai para sua oitava final de Copa do Brasil com mais traumas que títulos

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·17. Dezember 2025

Na semifinal contra o Cruzeiro, no último domingo, a torcida do Corinthians exibiu orgulhosa um mosaico lembrando suas três conquistas da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (17), o Timão entra em campo para a primeira partida contra o Vasco, sua oitava participação em finais do torneio, buscando encerrar um jejum de 16 anos para garantir seu quarto troféu na competição.
Com mais esta final, o Corinthians se torna o terceiro time com mais decisões da Copa do Brasil, ficando atrás do Flamengo (10) e do Grêmio (9), empatando com o Cruzeiro, que é o maior campeão, com seis títulos. Primeira equipe paulista a conquistar o mata-mata nacional, em 1995, o alvinegro foi ultrapassado em títulos pelo arquirrival Palmeiras, que tem quatro títulos e só foi derrotado em uma decisão.
Há 30 anos o Corinthians jogou sua primeira final de Copa do Brasil e surpreendeu ao vencer as duas partidas contra o Grêmio de Luiz Felipe Scolari, que contava com Danrlei, Arce, Paulo Nunes e Jardel, e levaria o título Copa Libertadores semanas mais tarde. No primeiro jogo, no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 1, com gols de Viola e Marcelinho Carioca. Na volta, o 1 a 0 saiu dos "pés de anjo" de Marcelinho, garantindo a taça.
Sete anos mais tarde a decisão foi contra o surpreendente Brasiliense, comandado por Péricles Chamusca. O primeiro jogo aconteceu no Morumbi e a vitória por 2 a 1 foi suada. Deivid abriu o placar e Maurício Cabedelo empatou quase que de imediato, mas o triunfo veio mais uma vez dos pés de Deivid. Na volta, em Taguatinga, Weillington Dias fez a zebra ameaçar aparecer, mas novamente Deivid salvou o Timão e empatou o jogo em 1 a 1 para confirmar o bicampeonato.
Foram mais sete anos de espera para o tricampeonato, que veio em 2009 com uma final quente contra o Internacional. O primeiro duelo, no Pacaembu, foi vencido pelo Corinthians por 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Na volta, o Timão chegou a abrir 2 a 0 com Jorge Henrique e André Santos, mas o Colorado empatou com dois gols de Alecsandro, e o clima esquentou no Beira-Rio após o 2 a 2.
Até o momento são mais decepções do que alegrias em finais de Copa do Brasil para o Corinthians. A primeira derrota veio justamente contra o mesmo rival do primeiro título, o Grêmio. Marcelinho Carioca quis manter a fama de algoz e abriu o placar no jogo de ida, no Olímpico, e Müller ampliou a vantagem, mas Luís Mário marcou duas vezes para empatar em 2 a 2. Na volta, em São Paulo, o Grêmio, agora de Tite, venceu por 3 a 1 e calou o Morumbi.
Em 2008, o Corinthians queria deixar para trás as lembranças do ano do rebaixamento e chegou à final da Copa do Brasil contra o Sport. No primeiro encontro, o Timão fez 3 a 1 no Morumbi, mas o gol de Enilton, no fim da partida, serviu para cumprir a profecia de Carlinhos Bala, e o título ficou com a equipe pernambucana pelo critério do gol qualificado depois do 2 a 0 na Ilha do Retiro.
Dez anos depois a final da Copa do Brasil aconteceu pela primeira vez na Neo Química Arena. O Corinthians encarava o "Rei de Copas" Cruzeiro na decisão e perdeu por 1 a 0 no Mineirão. No segundo jogo, Robinho fez 1 a 0, Jádson empatou, e o torcedor alvinegro sempre vai se lembrar do belo gol de Pedrinho, anulado pelo VAR, que poderia ter mudado a história, mas Arrascaeta fechou a conta e deixou Itaquera em silêncio com o 2 a 1.
A última final foi em 2022, e também terminou com frustração. Depois do 0 a 0 contra o Flamengo, de Dorival Júnior, em São Paulo, o Corinthians, de Vitor Pereira, saiu perdendo no Maracanã com gol de Pedro, mas buscou o empate nos minutos finais e levou a decisão para os pênaltis. O Timão tinha a vantagem depois de Filipe Luís perder a primeira cobrança, mas Fagner errou a quarta penalidade alvinegra, e Mateu Vital desperdiçou nas alternadas para ficar novamente como vice.
Já a equipe carioca vai para sua terceira decisão e busca seu segundo título. A primeira disputa de título foi em 2006, quando acabou perdendo as duas partidas contra o Flamengo - 2 a 0 no primeiro jogo, e 1 a 0 no segundo.
A taça veio em 2011, na final contra o Coritiba. Jogando em São Januário no primeiro encontro, o Vasco venceu por 1 a 0, com gol de Alecsandro. Em Curitiba, Alecsandro abriu o placar, mas o Coxa virou com Bill e Davi. Éder Luís empatou o jogo e o gol de Willian Farias, que fechou a vitória paranaense por 3 a 2, não atrapalhou a festa cruz-maltina, que venceu pelo critério dos gols marcados fora de casa.









































