Gazeta Esportiva.com
·22. Januar 2026
Crespo não garante Lucas em clássico contra o Palmeiras: “Depende dele”

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·22. Januar 2026

O técnico Hernán Crespo optou por não garantir a presença de Lucas Moura no clássico contra o Palmeiras, agendado para este fim de semana. O argentino revelou que conversa com o atacante no dia a dia, mas deixou a decisão de entrar ou não em campo nas mãos do camisa 7 do São Paulo.
“Depende dele. Vamos falar com ele, estamos conversando no dia a dia. O importante é que ele não sinta dores e volte. Ele vai escolher se pode jogar, se pode agregar minutagem ou talvez não. Vamos ver”, pontuou Crespo em coletiva na última quarta-feira.
O principal empecilho para Lucas Moura no Choque-Rei é o gramado sintético. Embora o clássico não seja realizado no Allianz Parque, a bola irá rolar na Arena Barueri, que também conta com gramado artificial. O camisa 7 do São Paulo é um dos porta-vozes no movimento contra este tipo de solo.
Lucas Moura, por exemplo, fez parte da publicação conjunta de alguns jogadores contra o gramado sintético, em ato organizado em fevereiro do ano passado. Além do atacante do São Paulo, nomes como Neymar, Gabigol, Coutinho e Alan Patrick também se posicionaram por meio das redes sociais.
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. […] FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO!”, publicaram os atletas.
Atualmente, cinco estádios da Série A do Campeonato Brasileiro contam com gramado sintético: Allianz Parque (Palmeiras), Nilton Santos (Botafogo), Arena MRV (Atlético-MG), Arena da Baixada (Athletico-PR) e Arena Condá (Chapecoense).
Lucas Moura retornou aos gramados pelo São Paulo em 2026 após uma temporada frustrada por problemas no joelho direito. O atacante precisou passar por alguns procedimentos ao longo do ano passado, como uma artroscopia (cirurgia pouco invasiva) e infiltrações com remédios.
Na temporada passada, para evitar lesões, o atacante chegou a ser poupado de partidas do São Paulo contra rivais de gramado sintético. Ele foi entrou apenas no segundo tempo do clássico contra o Palmeiras, em Barueri, pela fase de grupos do Paulista de 2025. Já na semifinal, no Allianz Parque, foi titular. Foi justamente ali que sentiu a primeira contusão no joelho.
A partir daí, Lucas viveu uma montanha russa, com retornos aos gramados e recidivas. Na reta final da temporada, ele decidiu parar novamente para se recuperar totalmente das dores no local e iniciar 2026 no 100%, com a melhor forma física possível.
Na atual temporada, Lucas já soma quatro partidas com a camisa do São Paulo, sendo três como titular, e todos em sequência — ainda sem gols ou assistências. O camisa 7 vem recuperando ritmo aos poucos e ainda busca a melhor forma para ajudar a equipe ao longo do ano.







































