MundoBola Flamengo
·14. November 2025
Danilo destaca maior mudança de Filipe Luís como jogador para treinador

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14. November 2025

Danilo e Filipe Luís já dividiram vestiário como jogadores e o campo muitas vezes como rivais. Hoje, o defensor é treinado pelo ex-companheiro de Seleção. Assim, avaliou a maior diferença do ídolo rubro-negro como jogador e hoje como técnico.
Segundo Danilo, apesar de ter sido um jogador com perfil de liderança, Filipe Luís era mais introspectivo. Inclusive, contrariando as expectativas, no vestiário não era uma voz ativa, principalmente se tratando de plano de jogo e tática. Dessa forma, ajudava até mais na "resenha".
"O Filipe como jogador era um pouco mais introspectivo, um pouco mais calado, pensativo no que ele tinha que fazer em campo. Nunca foi um grande comunicador dentro do vestiário para o jogo. Conversava, era resenha, mas se tratando de plano de jogo, ele era mais concentrado no trabalho dele. Era a forma que ele ajudava melhor", disse Danilo em entrevista ao 'ge'.
Porém, como todos sabem, sendo treinador, sua personalidade mudou. Se na coletiva ainda se mostra um cara sereno e muito inteligente, na beira do campo e no vestiário é comunicativo e expressivo. Essa é sua maior diferença de jogador para técnico, segundo Danilo, que citou ocasião depois de um jogo que lhe chamou atenção.
"Como treinador, é o contrário. Ele é muito comunicativo, fala muito, é expressivo. Muitas vezes, dá uns gritos, dá uns berros. Outro dia mesmo, contra o Fortaleza, chamou minha atenção no vestiário de uma forma mais expressiva. Para mim, essa é a grande diferença dele, a forma de lidar. Era mais tranquilo e agora fala muito como tem que ser", contou.
Apesar de revelar que Filipe Luís era mais na dele e não se "intrometia" taticamente no vestiário, Danilo sempre viu algo diferente no ex-lateral.
Segundo ele, nas conversas informais, Filipe demonstrava prazer em falar sobre futebol. Inclusive, revela que essa possível mudança de chave na carreira do amigo, foi notada por uma observação sobre seu jogo, quando estava no Manchester City. No entanto, pondera que não imaginava uma ascensão tão meteórica.
"Imaginava, porque ele já demonstrava esse entendimento e prazer em falar do jogo, em falar da tática. Quando eu estava no Manchester City e vinha para a Seleção, ele foi o primeiro a falar: "Cara, notei uma diferença em você na forma de entender o jogo, na forma de jogar, de se posicionar, me fala um pouco disso". Então, lá atrás ele já demonstrava o gosto pela tática, pela estratégia, e eu imaginava que fosse seguir por esse caminho. Só não esperava que fosse tão rápido", comentou Danilo.
Com Filipe Luís, Danilo tem sido o reserva imediato da zaga. Tendo Léo Ortiz e Léo Pereira como titulares absolutos, o camisa 13 entra na ausência de qualquer um deles, dada a capacidade de atuar nos dois lados. Além disso, embora não tenha sido tão necessário, pode jogar na lateral.
Danilo, assim como Alex Sandro, serão desfalques nos próximos dois jogos do Flamengo de Filipe Luís. Ambos foram convocados por Carlo Ancelotti, para a Seleção Brasileira. Assim, não enfrentam Sport, nem Fluminense.









































