MundoBola Flamengo
·30. April 2025
Destaques e estatísticas: como chega o Botafogo-PB para enfrentar Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·30. April 2025
Flamengo e Botafogo-PB se enfrentam nesta quinta-feira (1), às 20h, no Estádio Castelão, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Um jogo que o Mengão entra como amplo favorito contra um time de menor expressão. Do outro lado, no entanto, está uma equipe motivada pelo confronto e que aposta na solidez defensiva para tentar surpreender.
Atual campeão, o Mengão vai fazer a estreia no mata-mata nacional nesta quinta. Enquanto o time paraibano está na competição desde a primeira fase e chegou para o confronto com o Fla depois de eliminar Portuguesa-SP e Concórdia.
O Botafogo-PB passou por oscilações ao longo desta temporada. Nem mesmo o avanço na Copa do Brasil impediu a demissão do treinador João Burse depois da derrota para o Sousa nas finais do Campeonato Paraibano. A escolha para substituí-lo foi por Antônio Carlos Zago.
O novo técnico fez ajustes no funcionamento da equipe e adotou uma nova característica principal: a solidez defensiva. O time não sofreu gols nos três jogos sob o comando de Zago: vitória por 3 a 0 sobre o Confiança e empates em 0 a 0 com Náutico e ABC.
Essa estatística faz do Botafogo-PB o time de melhor defesa da Série C após três rodadas. Com médias de 43.4% e 257 passes trocados com o treinador, a tendência é uma estratégia de apostar no desempenho do sistema defensivo para segurar o Flamengo e tentar encaixar um contra-ataque.
A parte ofensiva tem sido um problema para o próximo adversário do Mengão. A equipe não marcou em quatro dos últimos seis jogos, o que explica ter só uma vitória nesse recorte.
A equipe sofreu derrota e empatou com o Sousa, jogos que resultaram no vice-campeonato Paraibano. Antes, a classificação para a decisão do estadual já tinha sido via empate com o Treze. O que faz o clima sob os atletas e o técnico Antônio Carlos Zago ser de pressão antes do duelo com o Flamengo.
O Mengão tem números de 62% de posse de bola e 524 passes por jogo no Brasileirão. Desses passes, em média 247 são no campo do adversário, ou seja, o mesmo número de passes no campo do rival da equipe treinada por Filipe Luís é quase o mesmo da média do Botafogo-PB na Série C.
Assim, todo o cenário pré-jogo aponta para uma partida que o Flamengo vai ter liberdade para ficar com a bola e aplicar o seu estilo de volume ofensivo. O Fla vai precisar encontrar maneiras de superar o bloqueio rival, o que não é uma novidade para o elenco, e aproveitar as chances que construir.
É necessário destacar a solidez do sistema defensivo do Botafogo-PB, já citado como o principal destaque da equipe sob o comando de Zago. A dupla de zaga titular foi formada por Riniê e Marcelo Augusto nos três jogos com o treinador, e o laterais Lucas Lopes e Evandro também se firmaram no 11 inicial,
Apesar de pedidos de torcedores por Sidcley na esquerda, Evandro deve seguir no time principal. O volante Thallyson também é titular absoluto, enquanto JP Iseppe e Gama disputam a vaga para completar a dupla de volantes.
No ataque, a esperança de gols cai sobre Guilherme Santos e Henrique Dourado. Ambos estão empatados na artilharia do time no ano, com cinco gols, mas o centroavante ex-Flamengo tem menos jogos: 11 partidas contra 17 do companheiro. Ou seja, tem uma média superior.
Zago reclamou do pouco tempo de preparação entre o empate com o ABC e a partida com o Flamengo, além de citar que o campeonato do Botafogo-PB na temporada é a Série C. Contudo, reconheceu que o jogo é importante para a visibilidade do clube e dos atletas.
Assim, apesar de confronto importante com o Guarani no fim de semana, deve escalar o time com força máxima: Michael Fracaro; Lucas Lopes, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, Thallyson e Gabriel Honório; Guilherme Santos, Henrique Dourado e Rodrigo Alves.