Diogo Jota e Jorge Costa homenageados na nova <i>Praça dos Heróis</i>: as reações | OneFootball

Diogo Jota e Jorge Costa homenageados na nova <i>Praça dos Heróis</i>: as reações | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·2. September 2025

Diogo Jota e Jorge Costa homenageados na nova <i>Praça dos Heróis</i>: as reações

Artikelbild:Diogo Jota e Jorge Costa homenageados na nova <i>Praça dos Heróis</i>: as reações

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) inaugurou esta terça-feira a Praça dos Heróis, um novo espaço no interior da FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol, onde será feito um tributo a todos os que contribuíram para o engrandecimento do futebol português. Para já, os falecidos Diogo Jota e Jorge Costa são os heróis homenageados.

Foi precisamente numa cerimónia dedicada aos dois antigos jogadores da seleção nacional, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro Luís Montenegro, bem como ambas as famílias enlutadas, que a novidade surgiu. Os ex-atletas foram também condecorados a título póstumo.


OneFootball Videos


Vários dos presentes deixaram a sua mensagem, sendo que Ruben Neves, amigo próximo de Jota, que herdou a sua camisola 21 na seleção e tatuou um abraço entre ambos na perna, iniciou a homenagem.

A Praça dos Heróis ficará aberta ao público em geral a partir das 14h desta quarta-feira.

As declarações

Rúben Neves: «Agradecer à Federação pela bonita homenagem, agradecer também ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro por estarem presentes e fazerem parte deste momento. Agora, em meu nome e de toda a seleção nacional, dar uma palavra de conforto aos amigos e família de Jorge Costa, bem como ao FC Porto. Como sinto-me parte da família, deixar uma palavra de muita força à Rute, aos meninos e aos pais do Diogo e do André. Como já disse, eu e toda a seleção, faremos de tudo para manter o Diogo presente. Obrigado Diogo, André e Jorge. Para sempre nos nossos corações.»

Pedro Proença: «Este será um espaço em que iremos homenagear todos aqueles que, pelos seus desempenhos, dentro de campo ou fora dele, contribuíram para o engrandecimento do futebol português. Um espaço que será aberto ao público para que todos possam, também, passar a prestar-lhes homenagem. Porque heróis como o Diogo e como o Jorge não são só nossos. São de todos»

«Sei que encontraremos no exemplo do Diogo e do seu irmão André a força extra para ultrapassarmos os momentos mais difíceis. E sei que honraremos o desejo de ganhar que sempre caracterizou o Diogo Jota, e também o Jorge Costa, quando vestiam a camisola da seleção nacional. Mas quero dizer-vos que o espírito do Diogo e do Jorge estarão, também, sempre presentes aqui, na Cidade do Futebol. Naquela que será sempre a casa deles.»

Luís Montenegro: «Profundo reconhecimento e solidariedade do Governo de Portugal e por via do Governo do povo português. Tenho o privilégio de acompanhar de perto o desporto e o futebol em particular. Fui praticante, não com tanto jeito como aqueles que abundam nesta sala e que estão representados nas fotografias aqui atrás de mim, mas guardo, como muitos portugueses, memórias de momentos de conquista, de frustração, mas sobretudo de superação de tantas gerações de atletas, que em nome de todo um povo, erguem a nossa capacidade de fazer bem, mais e melhor do que os outro»

«O Diogo e o Jorge foram cada um no seu tempo, com os seus companheiros de equipa, na sua geração, o símbolo de excelência, de superação, de deixar tudo no campo, levar vontade de um povo inteiro. Podemos dizer obrigado por tudo o que fizeram por todos os nós e pela força que nos deixaram para lutar pela nossa bandeira, a chama de ser português e pela capacidade de dizer com toda a propriedade que somos os melhores dos melhores.»

Marcelo Rebelo de Sousa: «Olhar para a família do Diogo, de repente ficámos sem respiração. Isto não é justo, não é possível, alguém tão jovem, no começo, como que é possível? Esta festa passou a ser uma homenagem a Diogo Jota. Ele ficará para sempre na nossa e vossa equipa.»

«Sofremos um novo golpe, com a morte de Jorge Costa. Não me lembrei da imagem do balneário do Diogo Jota, lembrei-me dos desafios que vi por vários países, em que não ganhámos por um bocadinho. Isso não era problema para o Jorge, ele recomeçava da maneira que ele era: intenso em tudo. O 'Bicho' tinha um instinto vital, que resistia a tudo. Foi assim até ao último segundo. Ficou no pensamento dos mais velhinhos como eu.»

«Telefonei ao Presidente da Federação e disse que a Presidência da República vai seguir o exemplo do Governo e antecipar a condecoração que o Diogo Jota iria receber hoje dia 2 de setembro connosco aqui. O Jorge Costa bem merece receber a mesma condecoração. Por isso, vou entregar às famílias as condecorações da ordem de mérito.»

André Villas-Boas: «Estas homenagens dignificam os homens, os atletas e os seus familiares que ficam entre nós e se comovem nestes momentos. É uma homenagem justa, digna da FPF. Só tenho palavras de agradecimento e espero que a família se sinta mais em proximidade com o Diogo, o André e o Jorge.»

«São diferentes legados personalidades, mas igualmente carismáticas. Tinha mais proximidade pessoal e profissional com o Jorge. Era a representação de um líder perfeito e dos valores do FC Porto. É alguém muito especial para mim e que nunca me abandonou, principalmente neste primeiro ano de presidência. Foi o melhor ao meu lado. Tinha um timbre de voz muito especial, uma presença que enchia espaços físicos apenas estando presente.»

Impressum des Publishers ansehen