Zerozero
·14. Oktober 2025
Discurso arrepiante de AVB e muitas lágrimas: assim foi a homenagem a Jorge Costa no Olival

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·14. Oktober 2025
Dia marcado pela emoção no Olival. Jorge Costa, no dia em que comemoraria 54 anos de vida, foi homenageado no centro de treinos do FC Porto, que agora tem uma designação muito especial: CTFD Jorge Costa.
A cerimónia que decorreu no início da tarde desta terça-feira contou com a presença ilustre de André Villas-Boas, presidente dos azuis e brancos, entre outros dirigentes e representantes da Câmara Municipal de Gaia. Francesco Farioli e seus pupilos também não faltaram à chamada, bem como João Brandão, técnico da equipa B.
Numa zona exterior do recinto, Marina Mendes (presidente interina da CM Gaia) foi a primeira pessoa a subir ao púlpito, não deixando palavras por dizer sobre a importância do 'Bicho' na história do futebol português.
«Hoje, Vila Nova de Gaia e o FC Porto prestam uma sentida homenagem a um homem que honrou o desporto e que orgulhou uma cidade inteira. Hoje, mais do que inaugurar um nome, celebramos um legado. E é esse legado que continuará a motivar gerações futuras, aqui em Vila Nova de Gaia e em todo o país», referiu a autarca.
No entanto, foi o discurso do líder máximo dos azuis e brancos que mais arrepiou: «Queremos não apenas recordar o atleta, mas manter o seu legado vivo diante das novas gerações que aqui se formarão. Quem entrar por estas portas verá o nome de quem melhor personificava o orgulho e responsabilidade de envergar a nossa camisola.»
«Todos os que entrarão neste espaço irão inevitavelmente cruzar-se com um capitão que fez todos os dias um hino à coragem e ao espírito de equipa, que nunca jogava a meio gás e nunca virava a cara à luta, que por mais de uma década liderou com voz e exemplo, tendo levantado os títulos mais importantes na história do nosso clube. Era impossível pedir mais ao nosso 'Bicho'», prosseguiu, visivelmente emocionado [pode consultar as declarações na íntegra aqui].
Antes do término do evento, no meio da avalanche de aplausos e choro, os filhos de Jorge Costa subiram ao palco para a apresentação do quadro comemorativo. Com a abertura das cortinas, emerge o mural simplista que eterniza uma das maiores figuras da história do clube portuense.
Seguiu-se o ponto final da cerimónia, mas as lágrimas mantiveram-se no rosto de alguns dos convidados durante a curta viagem até aos seus respetivos veículos.