Coluna do Fla
·15. Dezember 2025
Dorival cita Filipe Luís, do Flamengo, em forte desabafo após vitória do Corinthians na Copa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·15. Dezember 2025

Com o sucesso de técnicos estrangeiros no Brasil nos últimos anos, os comandantes do país passaram a ser alvo de críticas. Após a classificação à final da Copa do Brasil, Dorival Júnior, do Corinthians, aproveitou para desabafar sobre o tema. No discurso, o campeão da Libertadores 2022 chegou a citar Filipe Luís, atual vencedor do torneio.
– Os números para mim são muito importantes. Muito. Quero fazer uma ligação com o que vem acontecendo com os profissionais na minha área há algum tempo no nosso país. Estamos sendo desrespeitados em todos os aspectos e todos os sentidos. Mais uma vez finalizamos o ano tendo o Filipe Luís campeão da Libertadores e do Brasileiro e no mínimo um treinador brasileiro nas finais de uma competição tão importante como a Copa do Brasil –, declarou.
– Que nos respeitem um pouco mais. Que os treinadores sejam um pouco mais observados, analisados, porque temos capacidade, qualidades, como os profissionais que aqui estão. Não quero que façam comparação em sentido nenhum, tenho respeito por todos os profissionais de fora que estão no nosso país, acho a integração muito importante, mas espero um respeito um pouco maior da imprensa brasileira de modo geral –, acrescentou Dorival.
Dorival garantiu que o recado não tem um alvo fixo, mas não escondeu a tristeza pela situação. No entanto, com as classificações de Corinthians e Vasco, esse comandado pelo também brasileiro Fernando Diniz, o ex-Flamengo pediu mais reconhecimento aos profissionais do país.
– Não falo para A, B ou C. Não tenho conflito com ninguém, mas isto é lamentável, lamentável porque estamos perdendo muitos profissionais, muitos ficam pelo caminho desnecessariamente. São pessoas que estão se preparando, buscando espaço, espero que voltemos a acreditar um pouco mais no profissional brasileiro –, pontuou.
– Não quero que encarem como desabafo, é apenas uma constatação dos últimos 25 anos. Sempre tem um culpado no futebol e este culpado está sendo diretamente o treinador de futebol e nem sempre é o que acontece. Temos muitas qualidades, estamos interessados, buscando melhorar. Mas precisamos que quem avalie melhore, melhore o contexto, nos entendam mais, comecem a ler futebol de outra forma –, completou Dorival.
Como destacado por Dorival Júnior, Corinthians e Vasco, de Fernando Diniz, fazem a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (17) e no domingo (21). Também na quarta, o Flamengo de Filipe Luís tenta o título mundial diante do PSG (FRA), em Doha, no Catar.









































